Portal IFNMG - Vestibular e Processo Seletivo 2020 ofertam mais 60 vagas em dois novos cursos Ir direto para menu de acessibilidade.

Vestibular e Processo Seletivo 2020 ofertam mais 60 vagas em dois novos cursos

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 19h11 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 10h35

Com as retificações do Vestibular e Processo Seletivo, publicadas nesta sexta-feira, 04/10, sobe para 3.431 as vagas ofertadas para ingresso no Instituto Federal a partir do 1º semestre de 2020. A mudança ocorre no Campus Montes Claros, que ofertará o curso Técnico em Edificações integrado ao ensino médio, e no Campus Araçuaí, que ofertará o curso superior Tecnologia em Gestão em Saúde, ambos os cursos foram aprovados na última quinta-feira, 03/10, no Conselho Superior (Consup), órgão máximo dentro do IFNMG, de caráter consultivo e deliberativo, presidido pelo reitor. Os dois cursos são gratuitos e presenciais.

São 40 vagas para o curso Técnico em Edificações integrado ao ensino médio e 20 vagas para o curso curso superior Tecnologia em Gestão em Saúde. As outras informações quanto às inscrições, período para solicitação de isenção, valores e datas das provas continuam as mesmas.

Modalidades dos cursos técnicos

Antes de se inscrever, os candidatos interessados nas vagas para todos cursos técnicos devem se atentar à modalidade que pretendem e a que podem concorrer. São três modalidades: integrado, concomitante e subsequente. Na modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio no IFNMG e fará, ao mesmo tempo, o curso técnico. Para fazer um curso técnico na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. E na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio.

Taxa de inscrição e provas

O Vestibular tem taxa de inscrição de R$ 45,00, mas os candidatos de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção dessa taxa de 20/09 a 08/10/2019. Os candidatos farão prova no dia 01/12/2019.

No caso do Processo Seletivo, à exceção do Campus Araçuaí, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e o prazo para solicitar a isenção também é de 20/09 a 08/10/2019. A prova será aplicada em 08/12/2019.

Reservas de vagas e Sisu

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No caso dos cursos superiores, é importante os candidatos saberem que, além do Vestibular, o IFNMG preenche parte das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo Sisu, serão preenchidas metade das vagas dos cursos superiores do Instituto, exceto no Campus Januária, em que a entrada é 100% via Sisu. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo MEC.

Clique aqui para acessar a retificação do Processo Seletivo - Edital nº 144/2019.

Clique aqui para acessar a retificação do Vestibular - Edital nº 145/2019

- Link de inscrições, edital e demais documentos do Processo Seletivo para cursos técnicos (integrados, concomitantes, subsequentes)

- Link de inscrições, edital e demais documentos do Vestibular para cursos superiores