Portal IFNMG - Campus Montes Claros teve palestra sobre "Profissional 4.0" durante Semana de Inovação e Empreendedorismo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 08h58 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 09h09
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Montes Claros, em parceria com outras instituições de ensino superior (IES) da região, promoveu, entre os dias 26 e 30 de agosto, a IV Semana de Inovação e Empreendedorismo. Como parte da programação, foi ministrada, no auditório do Campus, no dia 27, a palestra “Profissional 4.0 - você melhor que os robôs”, por Adriano dos Santos Lucas. Devido ao foco na preparação de profissionais para o mercado de trabalho, o evento contou com a participação de alunos dos cursos superiores em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Química, ofertados pelo IFNMG.

Com experiência na área de consultoria, implantação e gerenciamento de programas voltados ao uso de tecnologias em processos produtivos, Adriano Lucas, que é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem proferido palestras sobre inteligência artificial e indústria 4.0 em faculdades brasileiras. Ao público do IFNMG, ele destacou o papel relevante dos universitários, nesse contexto equivalente à “4a. Revolução Industrial”, e a necessidade de se preparem para interagir com tecnologias que têm modificado empresas e relações de trabalho. Este momento de mudanças constantes requer profissionais que possuam visão sistêmica de processo, de negócios e da empresa como um todo, a que denominou como “profissional 4.0”.

A importância do assunto abordado durante a fala de Adriano Lucas é reconhecida pelos estudantes e professores, independente da área de formação, como demonstra Giovana Rabelo, acadêmica do 10º período de Engenharia Química: “Visto o contexto tecnológico em que estamos vivendo, a palestra é extremamente relevante. Os temas abordados foram de grande valia e são inspiradores para todos que almejam à construção de uma carreira sólida”. Para Iara Funi Bicalho de Oliveira, acadêmica do 4º período de Engenharia Elétrica, “essa palestra esclareceu alguns conceitos que antes ela confundia, como internet das coisas, por exemplo, além de confirmar a necessidade de se tornar um profissional que não entenda exclusivamente da sua área, além de saber conviver com as pessoas”. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Douglas Angelo Teixeira, a importância da palestra deve-se ao fato de que “além de apresentar o cenário profissional que espera pelos acadêmicos nos próximos anos, o palestrante orientou sobre as demandas das empresas por profissionais que não se limitem apenas à formação técnica, mas que sejam capazes de se envolver e de entender todo o processo produtivo, desenvolvendo habilidades de liderança e de comunicação.”

Após apresentar dicas e oportunidades aos estudantes e expor o cenário de uso de tecnologias em empresas, o palestrante concluiu com o seguinte questionamento: “A inteligência artificial substituirá o ser humano?” Na sua opinião, “a inteligência artificial não substituirá o ser humano em sua totalidade, mas em alguns trabalhos que não exijam tomada de decisões, gestão de pessoas e execução de projetos, por exemplo. Somente aquele profissional que se acomodar e continuar na sua zona de conforto, sem acompanhar essa onda de mudança, tem razões para se preocupar em ser trocado pelas máquinas.” Desse modo, além do conhecimento científico e tecnológico, torna-se necessária uma formação acadêmica integradora, à maneira da que é ofertada pelo IFNMG, a fim de assegurar aos futuros profissionais inteligência emocional e outras habilidades que lhes possibilitem interagir com as máquinas sem perder a dimensão humana e sem o receio de serem substituídos por elas.

A Semana

A Semana de Inovação e Empreendedorismo é um evento idealizado e organizado pelo grupo “Ecossistema de Inovação do Norte de Minas”, com o apoio do SEBRAE e da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas (Fundetec). O professor e coordenador de Pesquisa e Inovação do IFNMG-Campus Montes Claros, Marcos Aurélio Duarte de Carvalho, integra esse grupo, que é composto por um representante de cada IES de Montes Claros e de Nova Porteirinha. Além do professor Marcos Aurélio, o professor Douglas Teixeira viabilizou a realização da palestra sobre o “Profissional 4.0”.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/montesclaros