Portal IFNMG - Campus Araçuaí inicia programação do Literartes 2019, com histórias de assombração e outros “causos” do Vale Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h42 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h42
Projeto multidisciplinar, que envolve propostas vindas do ensino, da pesquisa e da extensão, está na terceira edição
imagem sem descrição.

Contar histórias de assombração e outros “causos” que agitam o imaginário de quem vive no Vale do Jequitinhonha. Essa é a proposta da peça teatral “Lendas do Vale”, que abre a programação 2019 do projeto Literartes no IFNMG-Campus Araçuaí, nesta sexta-feira, dia 23. A peça, produzida por alunos do 2º ano do técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio, será encenada no Auditório 1 do Campus, das 9h às 11h30 (leia a sinopse abaixo). A participação é gratuita e aberta ao público. Quem quiser certificado de participação deve inscrever-se na página eletrônica www.even3.com.br/literartes2019.

O Literartes é um projeto interdisciplinar, que mescla propostas oriundas de práticas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às disciplinas de Português, Literatura, Artes, História, Filosofia, Sociologia e Geografia, como explica a coordenadora, a professora Lillian Gonçalves de Melo. Segundo ela, em sua terceira edição, o projeto dedicou os estudos às projeções artísticas e culturais do Vale do Jequitinhonha, “com o intuito de compreendermos a nossa identidade cultural e artística”.

No decorrer do ano, os alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Araçuaí, orientados pela equipe do Centro de Línguas, juntamente com o artista Ernani Calazans, que também é professor do IFNMG, realizam estudos, criações e produções diversas a fim de oferecer, nos dias de culminância do projeto, momentos de apreciação da arte em suas diversas modalidades. O resultado, neste ano, foram as dez apresentações que compõem a programação do Literartes e acontecem até o dia 26/09/19 (confira programação abaixo).

Além do trabalho que é desenvolvido internamente, com alunos do Campus Araçuaí, o Literartes tem parceria com a Escola Estadual Isaltina Fulgêncio, por meio da qual promove oficinas de arte e cultura para alunos da educação básica.

Lendas do Vale (sinopse)
O tema são as lendas e os causos do Vale do Jequitinhonha. Os alunos do 2º ano técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio realizaram pesquisas in loco e vídeos com moradores locais a fim de compreender essas narrativas que representam a cultura e identidade do povo do Vale do Jequitinhonha. As apresentações serão organizadas nos dois auditórios do IFNMG. No auditório 1 haverá seções de teatro organizado pelas lendas e causos coletados e no auditório 2 haverá mostra dos vídeos sobre as narrativas.

Programação do Literartes 2019

23/08/19
Lendas do Vale
Teatro - Apresentação do 2º ano de Agroecologia

03/09/19
O Auto da Compadecida
Teatro - Apresentação do 3º ano de Informática

Lampião e Maria Bonita
Teatro - Apresentação do 2º ano de Agrimensura

04/09/19
Arte e Cultura do Vale
Espaço sensorial - Apresentação do 1º ano de Agroecologia

Macário no Vale do Jequitinhonha
Teatro - Apresentação do 3º ano Agrimensura

12/09/19
A História de Luciana
Teatro - Apresentação do 2º ano de Informática

Criações do Artista e Poeta: Ernani Calazans
Teatro e análise de produções artísticas - Apresentação do 1º ano de Meio Ambiente e 1º ano de Informática

13/09/19
Romeu e Julieta no Vale
Teatro - Apresentação do 3º ano de Agroecologia

Mulheres Negras
Teatro - Apresentação 2º ano de Meio Ambiente

26/09/19
Percepções Culturais: Estudos sobre Frei Chico e Lira*
Teatro e apresentações musicais - Apresentação do 1º ano de Agrimensura
Local: Auditório 1 – Horário: 9h - 11h30
*A data deste evento está sujeita à confirmação, com possibilidade de alteração de data.