Portal IFNMG - Alunos ajudarão a construir espaço cultural do Campus Arinos com peças produzidas para o “Prêmio Arte Sustentável” Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h25 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 07h21
imagem sem descrição.

Despertar e valorizar talentos artísticos da comunidade estudantil, incentivar a cultura e a arte, aliadas à sustentabilidade ambiental, reforçar noções de identidade e pertencimento dos alunos em relação ao espaço e aproximar a comunidade da escola. Quantas boas intenções cabem em uma única iniciativa? No caso do concurso “Prêmio Arte Sustentável”, que está acontecendo no IFNMG-Campus Arinos, cabe tudo isso.

Os alunos foram convidados a elaborar, com a orientação dos professores, mobiliários, utilitários decorativos, a exemplo de luminárias e vasos, e outras peças de decoração para ajudar a compor o Espaço mais Cultura, que está em fase de implantação no Campus. O local será destinado à livre expressão das artes plásticas, literárias, musicais e dança, troca de experiências e memória institucional. A estratégia, segundo o responsável pelo concurso, o auxiliar de biblioteca Marcelo Brito, é “chamar os alunos para mobiliar e decorar o espaço para que esse tenha a ‘cara’ do estudante. Acreditamos que a questão do pertencimento pode ser um fator importante no fortalecimento de nosso projeto”. Além disso, em tempos de contingenciamento, envolver a comunidade escolar nessa construção também é uma estratégia de economia e viabilidade da implantação do espaço cultural.

A ideia de promover o concurso surgiu como desdobramento da Semana do Meio Ambiente realizada no Campus este ano, “para que o ideal preservacionista permanecesse em discussão mesmo após o encerramento da Semana”, conta Marcelo. Nesse sentido, a ideia é que os alunos produzam peças utilizando matérias-primas naturais, como argila e tintas extraídas de plantas, materiais reciclados ou reaproveitados. Como exemplo, Marcelo cita uma das peças decorativas que já foi produzida para participar do concurso, uma rosa feita com madeira reaproveitada e tampas de garrafa pet.

Os objetos construídos serão entregues até o dia 04/09 na biblioteca do Campus e ficarão expostos para visitação e avaliação até o dia 25/10, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A avaliação será feita por servidores e membros da comunidade. Os prêmios para os autores dos melhores trabalhos será simbólico, como explica Marcelo Brito: uma cesta de chocolates para o primeiro colocado e uma cesta de variedades, com ênfase em produtos regionais, para o segundo.

Com informações de www.ifnmg.edu.br/arinos