Portal IFNMG - Estudantes do 3º ano do ensino médio integrado do IFNMG podem concorrer a um intercâmbio no Japão Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 18h15 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 18h15

Dez estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) participarão de um intercâmbio de curta duração no Japão. Um desses alunos pode ser do IFNMG.

A oportunidade foi lançada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) por meio do Edital Conif/AI nº 1/2019. Conforme o Edital Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês), serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil, sendo um de cada instituição.

Os selecionados terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

Como participar

Para participar do processo de seleção, os candidatos devem: estar regularmente matriculados no penúltimo ou no último semestre de curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ter no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (média global), possuir certificação de proficiência em Inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

No caso da certificação de proficiência, o professor de Inglês do estudante poderá emitir declaração de Proficiência escrita e oral em língua inglesa conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), que posteriormente será validada pela Coordenação de Relações Internacionais.

Em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

Seleção interna e classificação

O processo de escolha do candidato será de responsabilidade de cada instituição da Rede Federal, que poderá fazer uma indicação, a ser submetida ao Conif até 4 de setembro. Portanto, os candidatos interessados deverão enviar documentação para a Coordenação de Relações Internacionais do IFNMG, no seguinte endereço: Rua Professor Monteiro Fonseca, 216, Vila Brasília, Montes Claros. CEP: 39400- 149.

A documentação, que está indicada no Edital Conif/AI nº 1/2019(Documentos para a inscrição), deverá ser entregue na Coordenação de Relações Internacionais do IFNMG até o dia 28 de agosto, em ordem e em um envelope lacrado.

A seleção interna será realizada por comissão designada pelo reitor do IFNMG. Após essa primeira fase, o nome será indicado para seleção junto à comissão técnica formada por avaliadores apontados pelo CONIF.

Os critérios classificatórios incluem a participação em projetos de pesquisa aplicada, em projetos de extensão tecnológica e em eventos técnico-científicos (nacionais, internacionais, regionais e locais), além da proficiência em língua inglesa.

Lançamento do edital: 15 de agosto de 2019

Prazo para envio das candidaturas ao Conif: 4 de setembro de 2019

Período de seleção: de 5 a 12 de setembro de 2019

Entrevistas em inglês: de 9 a 11 de setembro de 2019