Portal IFNMG - IFNMG apresenta Portfólio de Oportunidades em evento de Extensão em Goiás Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG apresenta Portfólio de Oportunidades em evento de Extensão em Goiás

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 08h36 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h22
imagem sem descrição.

De 12 a 14 de junho, o IFNMG participou do evento “Extensiona: Significado, papel e interfaces da Extensão”, realizado no Campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e que contou com a participação de representantes de Institutos Federais de todo o Brasil.

A pró-reitora de extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, participou da roda de conversa “Formação profissional e interação com o mundo do trabalho, desafios e benefícios”, junto com o reitor do Instituto Federal de Brasília, professor Wilson Conciani e o coordenador do Observatório do Mundo do Trabalho do IFG, professor Rodrigo Mendes. Na ocasião, a pró-reitora apresentou o projeto “Portfólio de Oportunidades”, uma das principais estratégias utilizadas pela Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG para propiciar a aproximação e interlocução da comunidade com os campi na sua área de abrangência, colocando os cidadãos demandantes como protagonistas/parceiros na tomada das decisões institucionais.

Por oferecer soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico, preservação ambiental, difusão do conhecimento, da arte, da cultura, do esporte e do lazer, entre outros, a plataforma Portólio de Opiortunidades chamou a atenção e foi destaque no evento, sobretudo por possibilitar o mapeamento das situações-problema, potencialidades e vocações das comunidades onde os 11 Campi do IFNMG estão inseridos, bem como propor soluções tecnológicas por meio de programas, projetos ou atividades. A plataforma constitui-se em um espaço de registro das situações-problema, cadastro de parceiros e solucionadores das demandas, como também disponibilidade de um banco de soluções para as demandas apresentadas.

“O Portifólio de Oportunidades abre possibilidades concretas para o desenvolvimento regional, além de tornar-se um divisor no pensar e agir institucional, pois os trabalhos de conclusão de cursos, atividades e projetos realizados pelos estudantes e professores dos campi podem, mediante informações do portfólio, contribuir para a consolidação do IFNMG como agente de desenvolvimento. Tal instrumento poderá ser utilizado, num futuro breve, para definir com maior precisão as situações-problema das diversas regiões do Brasil por meio da interação dialógica com a comunidade, além de se transformar em matriz para muitas instituições interessadas em replicar esta ação exitosa, motivo de orgulho para nós das gerais de Minas”, afirmou a professora Araci.

araci ifg2

Fim do conteúdo da página