Portal IFNMG - População já pode verificar os resultados do IFNMG no Relatório de Gestão referente a 2018 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 18h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 22h06
imagem sem descrição.

Sucinto, esclarecedor e dinâmico. Foram essas as palavras usadas pelo reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, para caracterizar o Relatório de Gestão 2018,  o qual apresenta como o Instituto geriu seus recursos financeiros e humanos para atingir seu objetivo principal, que é levar educação pública e de qualidade ao Norte e Noroeste de Minas e aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

“Transparência é a palavra de ordem que sustenta todas as ações no serviço público. Por isso, apresentar um relatório em um formato mais acessível a toda a comunidade acadêmica é mais um compromisso que a gestão do IFNMG assume em prol da sociedade. Mais que atender a uma exigência do Tribunal de Contas da União, o Relatório de Gestão relativo ao exercício de 2018 é um dos nossos instrumentos de transparência que nos auxilia no cumprimento da nossa missão institucional”, afirma o reitor.

O diretor-executivo do IFNMG, André Luís Rabelo Cardoso, informa que o relatório apresenta informações mais condensadas, mas não menos esclarecedoras. “Os outros relatórios tinham mais de 400 páginas. Agora, o relatório de 2018 tem 113 páginas, as informações estão apresentadas por meio de gráficos, infográficos, imagens e textos para que todos as pessoas possam conhecer, de fato, os nossos resultados. Isso porque os relatórios anteriores tinham o objetivo de prestar conta para o TCU. Mas com esse relatório, nós estamos prestando conta para a sociedade”, explica.

Apesar de o Relatório de Gestão 2018 ter sido enviado ao TCU, os órgãos de controle dispõem de outros mecanismos de fiscalização. Por isso, o diretor-executivo destaca que o relatório atual tem agora o objetivo de prestar contas à população, e não necessariamente ao TCU.

Resultados

Os resultados mostram a eficiência do IFNMG, que conseguiu aumentar os resultados e promover melhorias institucionais sem aumento de recursos nos últimos anos. Em relação aos outros anos, ampliou-se o número de cursos, alunos, servidores, bolsas estudantis, eventos, projetos e pesquisas no âmbito institucional.

Imagem Relatório de gestão copiar

Informações sobre a área de abrangência do IFNMG e sobre despesas empenhadas, total de gastos, custeio e investimentos do Instituto ao longo dos anos 2016, 2017 e 2018

Só para se ter uma ideia, em 2018, o total de alunos matriculados foi de 25.677; em 2017, foi de 21.000 discentes. Em 2017, havia 98 cursos, presenciais e a distância, em seus 11 campi e no CEAD. Em 2017, o número de cursos a distância e presenciais foi de 98. Em 2018, esse número aumentou para 146.

Outro resultado de destaque que o Relatório de Gestão 2018 apresenta diz respeito aos projetos de extensão, que promovem ligação direta com a sociedade. No ano de 2017, foram executados 248 projetos. Em 2018, 300 projetos foram realizados. A evolução também foi observada nos projetos de pesquisa: do ano 2017 para 2018, o aumento foi de 6,25%. Em 2017, havia 272 projetos de pesquisa; em 2018, 289.

Números positivos também são encontrados na realização de eventos, nos programas de mobilidade internacional, na capacitação de servidores e na assistência estudantil.

Organização e estruturação

Para facilitar a leitura, o relatório está estruturado em cinco capítulos, sendo eles: Governança, Resultados de Gestão, Conformidade e eficiência da Gestão, Demonstrações, Contábeis/compliance e Outras informações relevantes. O relatório é resultado de uma produção coletiva, que visou apresentar para a população os dados de maneira integrada. Assim, em vez de apresentar os dados de cada Campus, de forma separada, como acontecia anteriormente, no relatório referente ao ano de 2018 constam as informações do IFNMG como um todo.

Participaram da produção e elaboração do relatório servidores das pró-reitorias de Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação, além de servidores de todos os campi e da Coordenadoria de Comunicação, responsável pela edição, projeto gráfico e diagramação.

O Relatório de Gestão 2018 pode ser acessado em duas versões, em baixa ou alta resolução. Clique aqui para acessá-lo.