Portal IFNMG - Fotografia que compõe tese de doutorado de professora do Campus Araçuaí é premiada em 1º lugar pelo CNPq Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Fotografia que compõe tese de doutorado de professora do Campus Araçuaí é premiada em 1º lugar pelo CNPq

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 15h58 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08
A fotografia vencedora traz dona Ana, mais conhecida como dona Conceição, que tem 105 anos. Ela é moradora da cidade de Araçuaí (MG), mas passou parte da vida na zona rural. A imagem faz parte da tese “Cartografia dos modos de ser da velhice e do trabalho rurais no médio Vale do Jequitinhonha”, defendida em 2018 por Raquel Barreto, professora do IFNMG-Campus Araçuaí
imagem sem descrição.

A professora Raquel de Oliveira Barreto, do Campus Araçuaí, que defendeu em dezembro de 2018 a tese “Cartografia dos modos de ser da velhice e do trabalho rurais no médio Vale do Jequitinhonha”, recebeu uma ótima notícia: ela venceu em primeiro lugar, na categoria “Imagens produzidas por câmeras fotográficas”, a oitava edição do Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um concurso de imagens associadas à pesquisa. A divulgação foi feita nessa terça-feira, dia 23.

A imagem de uma senhora ao lado do fogão de lenha foi intitulada pela pesquisadora como “Velhices que brotam no/do semiárido mineiro” e fez parte da sua tese de doutorado, a qual teve como objetivo mapear como a velhice é experimentada pelos sujeitos que vivem em comunidades rurais do município de Araçuaí, a fim de compreender seus modos de vida e de trabalho.

“A senhora da foto é dona Ana, de 105 anos, mais conhecida como dona Conceição, que, atualmente, é moradora da cidade de Araçuaí, mas passou parte da vida na zona rural do município. Ela compõe as narrativas orais e fotográficas da tese, sobre a velhice e o trabalho rurais. Mesmo vivendo na cidade, a imagem retrata a permanência dos traços da territorialidade rural - a vestimenta, o fogão e as marcas do trabalho duro no corpo”, explica a pesquisadora.

Mais que merecido

Pelo prêmio, Raquel receberá R$ 8 mil reais. A premiação acontecerá durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS.

Para Raquel, o prêmio é um belíssimo reconhecimento da importância da pesquisa “e, de uma forma geral, nos convida a pensar nos olhares que ainda precisamos lançar para a temática da velhice e para o território do Vale do Jequitinhonha. Estamos muito felizes e honrados com essa conquista! Aproveito para agradecer ao meu orientador, professor Alexandre Carrieri, e a todos os demais parceiros, co-construtores dessa pesquisa”, diz a servidora.

Foram inscritos 1023 trabalhos, sendo 487 da Categoria "Imagens produzidas por câmeras fotográficas" e 268 da Categoria "Imagens produzidas por instrumentos especiais". A seleção dos vencedores foi realizada durante a reunião da Comissão Julgadora, no último dia 9 de abril, na sede do CNPq. Os trabalhos foram submetidos à comissão julgadora para avaliação, considerando os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, originalidade, domínio da técnica e estética, relevância da imagem para a pesquisa e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

Clique aqui para acessar a tese “Cartografia dos modos de ser da velhice e do trabalho rurais no médio Vale do Jequitinhonha” e todas as fotos que compuseram a tese.

Com informações do CNPq

Fim do conteúdo da página