Portal IFNMG - Encontro em Diamantina refletiu sobre o cuidado e o autocuidado dos servidores que cuidam dos colegas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Encontro em Diamantina refletiu sobre o cuidado e o autocuidado dos servidores que cuidam dos colegas

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 10h25 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 08h08
imagem sem descrição.

Realizado no IFNMG – Campus Diamantina de 15 a 17 de abril, a sexta edição do Encontro de Gestão de Pessoas do IFNMG reuniu 40 servidores responsáveis pelas áreas de gestão de pessoas da Reitoria e dos 11 campi do IFNMG para reflexões, debates e integração, tendo como questão de fundo o autocuidado por parte de quem tem o desafio diário de cuidar dos demais servidores do Instituto.

Presente na abertura do Encontro, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, destacou a importância do fortalecimento da área de gestão de pessoas, que tem a responsabilidade de cuidar dos mais de 1300 servidores. “Tendo em vista o impacto que o IFNMG proporciona na vida de milhares de pessoas e também sabendo da crescente exigência pela entrega de serviços públicos cada vez mais eficientes e eficazes, é fundamental que nossos servidores estejam empenhados e capacitados, mas também saudáveis”, disse o reitor.

Além de ser o anfitrião do evento , o diretor-geral do IFNMG – Campus Diamantina, professor Júnio Jáber, ministrou a palestra "Nenhum de nós é melhor do que todos juntos", enfatizando a importância do trabalho em equipe e o cuidado com as relações interpessoais para o alcance de resultados positivos e destacando a importância da promoção deste tipo de evento para o fortalecimento da instituição como um todo.

O evento contou com palestras, workshop, rodas de conversa e outros momentos de integração, alinhamento do modelo de trabalho da área, atualização do conhecimento e engajamento dos participantes. O diretor de gestão de pessoas do IFNMG, professor Rafael Farias Gonçalves, destacou que um ponto em comum nos temas abordados pelos palestrantes e demais participantes foi a saúde mental dos trabalhadores. “Esse é um grande desafio para a área de gestão de pessoas, que precisa desenvolver novas habilidades para lidar com essa realidade em que muitas pessoas estão sendo acometidas de transtornos mentais dos diversos tipos e níveis. Por isso também a importância do autocuidado de quem cuida de gente, porque precisamos estar bem, para promover o bem-estar dos outros", disse Rafael.

O servidor Samyr Jardim Ornelas, que está na Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) do Campus Salinas há menos de um ano participou do Encontro pela primeira vez, e considerou bastante produtiva a oportunidade. “Participar da 6ª Edição do Encontro de Gestão de Pessoas em Diamantina foi uma experiência extraordinária, pois além de estabelecer uma conexão com os servidores da área foi possível alinhar indicadores e ações em conjunto possibilitando maior compartilhamento das práticas inovadoras em Gestão de Pessoas de cada Campi, principalmente nos projetos que pretendemos colocar em prática na CGP de Salinas”, disse Samyr.

 encontro gp abertura

encontro gp abertura2

encontro abertura corpo

encontro gp mesa

encontro gp oficina

encontro gp palestra

Fim do conteúdo da página