Portal IFNMG - Festival de Culturas é um dos sete projetos de extensão que estão com inscrições abertas para coordenadores; prazo termina neste domingo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 17h01 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 17h02

Termina no próximo domingo, 24/03, o prazo para que servidores dos campi do IFNMG se inscrevam para serem coordenadores para execução de projetos vinculados às atividades de extensão, com posterior escolha de bolsistas. Um desses projetos é o Festival Intercampi de Culturas: Encantos dos Vales, Montes e Sertões, que aconteceu pela segunda vez em 2018 no Campus Montes Claros e terá sua terceira edição no Campus Salinas em setembro deste ano.

Os demais projetos são:
- Projeto de Elaboração do Portfólio de Oportunidades
- Projeto Clube do Empreendedor
- Projeto Acompanhamento de Egressos
- Projeto de Sustentabilidade Ambiental
- Projeto Grupo de Solução Tecnológica
- Projeto Esporte e Lazer – Oficinas de Práticas

Os projetos contemplados irão dispor de bolsas mensais de R$ 400,00 para alunos de cursos superiores e de R$ 160,00 para alunos de cursos técnicos de nível médio, com duração de seis meses (entre maio e outubro). Clique aqui para acessar a Chamada Pública com todas as informações, e os anexos.

O Festival

O Festival Intercampi de Culturas nasceu com o propósito de criar um espaço plural de promoção, valorização, vivência, compartilhamento e integração dos talentos de todos os campi e visa mobilizar e acompanhar servidores e estudantes dos Campi para realizarem atividades artísticas/culturais, cujos resultados devem ser apresentados durante a Semana Integrada de Extensão, que acontece a cada ano em um campus do IFNMG. A terceira edição do evento será realizada de 24 a 26 de setembro no Campus Salinas e terá como tema “Amar, verbo da vida: amar a si mesmo, ao outro e ao Planeta Terra”

Histórico

De 27 a 29 novembro de 2018, o Campus Montes Claros foi cenário de várias apresentações artísticas e culturais no âmbito do “Festival Intercampi de Culturas”, contando com a participação efetiva de todos os campi na execução do projeto em todas as suas fases. Integrando às solenidades de comemoração dos 10 anos do IFNMG, o projeto foi norteado pelo tema “Identidade, memória e história das gentes dos Vales, Montes e Sertões do IFNMG” e contou com apresentações de dança, música, teatro e performances diversas envolvendo dezenas de estudantes e servidores. Segundo a servidora da Pró-Reitoria de Extensão e coordenadora do Projeto, Santina Ferreira Mendes, o evento foi um sucesso e demonstrou a grande riqueza e diversidade cultural existente nas unidades do Instituto. “A música e a poesia deram o tom da efervescência cultural e da singular sensibilidade que marcam os integrantes desta instituição”, disse.

araciA Pró-Reitora de Extensão, professora Maria Araci destacou e agradeceu a participação, empenho, vontade e sensibilidade de todos os coordenadores, bolsistas, Coordenadores/Diretores de Extensão e Diretores Gerais dos campi pelo apoio irrestrito ao projeto. “O sonho é que, neste ano de 2019, o Festival Intercampi de Culturas se amplie ainda mais enquanto espaço de promoção, valorização, vivência e integração dos talentos, através da diversidade artística e cultural presentes em todos os campi”, disse a pró-reitora.

Veja abaixo fotos do que cada Campus trouxe para a Semana Integrada de Eventos realizada no Campus Montes Claros em novembro de 2018:

festival almenara
O Campus Almenara, coordenado por Rômulo Lima Meira, participou do Festival de música.

festival aracuai2

O Campus Araçuaí, sob a coordenação da professora Shirlene Aparecida da Rocha, apresentou a dança “Mãe do Rosário” (foto), a peça teatral “Cantando o Jequi”, além da participação no festival de música e no sarau poético “Encantos do Vale” . Nas artes visuais, contou ainda com a participação especial do professor artista, Ernani Calazans, através das performances “Uma foto para te contar’, “A arte de estampar a vida”, “O Garimpeiro” e OC(V)alor do Jequitinhonha”, além das ecobag e da exibição do vídeo “JequitiVale”.

festival arinos

O Campus Arinos, sob a coordenação de Romualdo Ferreira dos Santos, apresentou a peça teatral Dito (s) e Interditos.

festival diamantina

O Campus Diamantina, coordenado por Málter Dias Ramos, participou do festival de música com a Banda “Diamantes”. O Campus apresentou também duas peças teatrais: “Um velório e um dilema ou a verdadeira história de como Dona Geralda perdeu tudo num dia não muito bom” e “Entranha” (foto).

festival januaria

O Campus Januária, coordenado por Marli Silva Fróes, apresentou o “Grupo Performático Expressões do Ser-Tão em: a voz do outro”, performance teatral permeada de música, dança e poesia.

festival janauba

O Campus Janaúba, coordenado por Héllen Vivian Moreira dos Anjos, apresentou a performance “Cantando o Gorutuba”.

festival moc

O Campus Montes Claros, sob a coordenação de Cabriella Novello de Andrade, participou do festival de música (foto) e do sarau poético.

festival pirapora

O Campus Pirapora, coordenado por Alessandro Carneiro Ribeiro, apresentou a peça teatral “Coisas do Sertão”(foto) e a fanfarra itinerante.

festival porteirinha2

O Campus Porteirinha, sob a coordenação de Igor Sérgio de Oliveira Freitas, apresentou a dança “Catira” (foto) e participou do festival de música.

festival salinas
O Campus Salinas, coordenado por Fabiene Brito Mendes Teles, apresentou a peça teatral “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente”, participou do sarau poético “Vivências em versos” e do festival de música com a banda “Passarinhos do Sertão” (foto).

festival teofilo
O Campus Teófilo Otoni, sob a coordenação de Leandro de Paula Liberato, apresentou a peça teatral “A crônica de ninguém” (foto), participou do sarau poético e fez uma exposição na tenda do Festival Intercampi de Culturas.