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II Encontro da Assessoria Pedagógica reúne servidores dos campi e Reitoria nesta terça e quarta

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 11h55 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 12h04

Terá início na noite desta terça-feira, 19/03, no Campus Montes, o II Encontro da Assessoria Pedagógica do IFNMG, com participação de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais dos campi e Reitoria que atuam nos núcleos pedagógicos ou em outros setores relacionados ao processo pedagógico. A proposta do encontro é socializar ideais, experiências e ações pertinentes ao contexto pedagógico educacional do Instituto. O pró-reitor de Ensino, Ricardo Magalhães Dias Cardoso, enfatiza que o momento será valioso para que esses profissionais debatam acerca do seu trabalho e troquem experiências exitosas realizadas nos campi. “Esse evento, colabora, ainda, para a consolidação da identidade do grupo, que tem um papel fundamental na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na nossa Instituição”, acrescenta.

O Encontro é realizado pela Comissão de Articulação da Assessoria Pedagógica em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen). Para a presidente da Comissão, Ursulina Ataíde Alves, servidora do Campus Arinos, a expectativa é “discutir a nossa prática e sair desse encontro com direcionamentos de ação para que as pessoas saibam por onde seguir diante das demandas que surgirem e daquilo que são nossas atribuições mais cotidianas”.

O tema norteador desta edição é “O Fazer dos Núcleos Pedagógicos no IFNMG – buscando caminhos e estratégias de atuação mais coletiva, planejada e assertiva”. Na programação, está prevista palestra de abertura com a professora Maria Aparecida Colares Mendes, que vai falar sobre desafios e possibilidades para a atuação dos núcleos pedagógicos no IFNMG, com vistas a promover uma reflexão sobre a atuação e o planejamento das ações em prol de uma formação cidadã emancipada.

Na quarta, 20/03, a programação segue com três grupos de trabalho (GTs), em que vão se dividir os participantes. Um dos GTs tem como proposta discutir “Planos de Ensino e Projetos Pedagógicos de Curso: qual o papel do núcleo pedagógico em sua construção, acompanhamento e avaliação”. De acordo com Ursulina Alves, há uma grande expectativa em torno do tema, pois os profissionais dos campi são provocados, o tempo todo, pela Proen, para que os cursos sejam revistos, principalmente, para que os currículos promovam uma real integração entre as bases propedêuticas e técnicas e o mundo do trabalho. A assessoria pedagógica precisa discutir, segundo ela, nesse momento, como pode otimizar esforços e conhecimentos para os novos desenhos curriculares nos campi.

Outro GT vai discutir o “Acompanhamento ao discente: qualificar e sistematizar ações”. Ursulina Alves enfatiza que é importante sistematizar melhor esse acompanhamento pedagógico realizado nos campi, definir as melhores formas de registrá-lo para que se tenha uma visão do trabalho desenvolvido, inclusive em termos quantitativos. O terceiro GT terá como tema “Conselho de classe: proposições da assessoria pedagógica para a minuta de regulamento”.

Planejamento e assertividade

Além do foco na dimensão coletiva do trabalho da assessoria pedagógica, partilhado por representantes de todos os campi e da Reitoria, Ricardo Cardozo avalia a importância do evento para fortalecer a dimensão do planejamento das ações do setor, que é estratégico para o IFNMG: “Sabemos que o planejamento é uma ferramenta fundamental para o êxito das nossas atividades, uma vez que possibilita uma melhor execução e, consequentemente, melhores resultados. Esse planejamento só terá sucesso se for edificado a partir de uma discussão coletiva, capitaneado pelo núcleo, mas que envolva todos os segmentos da nossa comunidade.”

Por fim, o pró-reitor enfatiza a importância de que as discussões tenham como foco a dimensão assertiva, em busca de “alternativas que qualifiquem o nosso processo de ensino-aprendizagem, repensando as práticas pedagógicas e as demais situações que podem contribuir para a permanência e o êxito dos nossos discentes”.

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