Portal IFNMG - Acadêmicos de Januária desenvolvem softwares para aplicação no próprio Campus Ir direto para menu de acessibilidade.

Acadêmicos de Januária desenvolvem softwares para aplicação no próprio Campus

Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 11h50 | Última atualização em Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 08h02

Três acadêmicos do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFNMG-Campus Januária, sob a orientação da professora Cleiane Gonçalves Oliveira, defenderam, no mês de janeiro, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tiveram como principal objetivo o desenvolvimento de soluções para problemas encontrados na Unidade.

Tads.png

Banca de defesa de TCC: professor Gustavo Linhares, Giuliano Alkmim e Raína Pleis (responsável pela coordenadoria de projetos de extensão); Janielly e a professora  Cleiane

O primeiro trabalho, desenvolvido pela aluna Janielly Araújo Lopes, resultou na criação de um Sistema de Informação para Gerenciamento de Projetos de Extensão (SIGPEX). O sistema foi desenvolvido para que os cadastros dos projetos de extensão sejam realizados de forma digital pelos servidores, com acesso imediato aos dados, permissão para modificações e acompanhamento durante a execução. O sistema permite, ainda, que discentes e servidores envolvidos consigam emitir declarações de participação, evitando, assim, que o setor responsável fique sobrecarregado com essas atividades.

O segundo trabalho, desenvolvido pelo aluno Jean Carlos Dias da Silva, foi voltado para a criação de um Sistema Informatizado para Tramitação de Documento (SITRAD). O sistema propõe uma solução informatizada para a tramitação dos documentos do Departamento do Ensino Superior. A proposta é que os discentes façam o preenchimento de requerimentos de forma digital, entregando apenas um relatório impresso e assinado na secretaria do ensino superior e, a partir daí, todo o trâmite seguinte será digital. No momento em que a secretaria protocolar o documento, ela o direcionará para o servidor responsável pela solução. Rapidamente, a Direção do Ensino Superior e coordenadores de curso terão acesso às solicitações dos discentes e conseguirão responder de imediato. O sistema permitirá, também, a configuração e alteração de vários tipos de requerimentos, sendo adaptável a futuras alterações do regulamento do ensino superior.

Tads1.png

Banca de defesa de TCC: professor Paulo Veloso, Jean, professora Cleiane e professor Adriano Antunes

O terceiro trabalho foi desenvolvido pelo acadêmico Guilherme Luis Viana Alves, com a criação do Sistema de Gerenciamento de Auxílios Estudantis (SIGAE), que propõe a informatização do gerenciamento dos auxílios estudantis do Campus. Com esse software, a inscrição no processo seletivo de concessão de auxílios será feita online, permitindo que o setor responsável tenha acesso a todos os dados, com rapidez e eficiêcia. Após a inscrição dos discentes, o sistema permitirá todo o gerenciamento do processo seletivo, incluindo cálculo do nível de vulnerabilidade de cada aluno, registro da análise documental (com interface específica para a comissão avaliadora), registro das entrevistas realizadas e geração do resultado preliminar e final. Com o uso desse sistema, espera-se diminuir o tempo do processo em torno de 20 dias, permitindo que os estudantes recebam o auxílio o mais cedo possível. Além disso, o sistema permitirá o gerenciamento, mês a mês, dos auxílios que devem ser concedidos, cancelamentos de auxílios, quando necessário, e relatórios úteis para o setor responsável.

Tades 2.png

Banca de defesa de TCC: professor Paulo Veloso, assistente social Aline Caciquinho, Guilherme Luis, professora Cleiane e professor Raphael Hoed

A professora Cleiane ressalta que os trabalhos realizados permitiram aos acadêmicos experimentar o desenvolvimento de softwares em um cenário real e com usuários reais. Essa experiência permitiu a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, que os estudantes fossem mais bem preparados para o mercado de trabalho. Além disso, as propostas oferecem ferramentas que podem auxiliar no aumento da eficiência dos serviços prestados pelo Campus Januária.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria