Portal IFNMG - IFNMG publica mais alguns capítulos dos 10 anos da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG publica mais alguns capítulos dos 10 anos da Rede Federal

Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 10h48 | Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 10h54

O que o uso de desenhos táteis para melhorar o acesso de deficientes visuais a informações em aulas de Educação Física tem a ver com um estudo sobre aspectos legais relacionados a compras públicas sustentáveis? Apesar da falta de relação aparente, ambas as iniciativas partem de um objetivo comum: aprimorar os serviços ofertados por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia à sociedade. Essas e outras 15 iniciativas, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, são temas de capítulos do livro “Institutos federais: educação, gestão e atuação”, publicado pelo IFNMG.

Essa produção acadêmico-científica, resultante de pesquisas, estudos teóricos e relatos de experiências de autores oriundos de diversas instituições brasileiras, foi dividida em dois volumes, organizados por André Luis Rabelo Cardoso, Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães e Edson Antunes Quaresma, servidores do IFNMG. A seleção dos capítulos foi feita por meio de chamada pública, realizada em 2018, que buscava trabalhos em três eixos temáticos: “A gestão do espaço educacional nos Institutos Federais: desafios e oportunidades”, “Educação e práticas de ensino no contexto dos Institutos Federais: experiências significativas e/ou inovadoras” e “A integração entre as práticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão nos Institutos Federais”.

A publicação faz parte das comemorações dos 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completados em dezembro passado. Segundo o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, o livro oferece a oportunidade de compreender um pouco das ações educacionais, socioeconômicas e culturais realizadas pela Rede Federal: “Ações que levam esperança e desenvolvimento a todas as comunidades atendidas pelos IFs, de forma digna e ética. Nosso desejo é que este livro sirva como fonte de pesquisa, para estudantes de dentro e fora do Instituto, e de conhecimento, para a comunidade em geral e demais instituições que se interessarem por temas relacionados à trajetória dos Institutos Federais.”

A princípio, o livro está disponível apenas em versão eletrônica, mas em breve deve ganhar versão impressa, a ser distribuída aos campi do IFNMG e aos integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).