Portal IFNMG - Fórum de gestores da região Sudeste será em Vitória no mês de maio Ir direto para menu de acessibilidade.

Fórum de gestores da região Sudeste será em Vitória no mês de maio

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 10h52 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 10h56
imagem sem descrição.

Gestores das doze instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da região Sudeste se reunirão nos dias 22, 23 e 24 de maio em Vitória, no Espírito Santo, para a primeira edição do Fórum Sudeste, pensado a partir da experiência do Fórum Mineiro, que foi realizado nos anos de 2016, 2017 e 2018. O evento contará com a participação de reitores, pró-reitores, diretores e demais gestores dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II, e terá como lema: “Compartilhar, inovar e desenvolver”. A organização ficará a cargo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Para marcar o início da organização do fórum, reitores e pró-reitores e outros representantes de algumas instituições de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estiveram em Vitória, nessa quinta (7), participando de uma reunião para discutir assuntos como formato, programação, público, orçamento, temáticas, entre outros.

A reunião contou com a participação dos reitores dos Institutos Federais: do Espírito Santo (IFES), Jadir Pela; do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva; do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil; Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli; e Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo. Também participaram da reunião representantes do IF Sudeste MG, do IFRJ, gestores do Ifes e representantes da comissão organizadora do evento.

O formato do encontro será semelhante às três edições do Fórum: abertura, grupos de trabalho e plenária de encerramento. A princípio, ficou decidido que serão realizados os GT's de Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Gestão de Pessoas, Comunicação, Tecnologia da Informação, Educação a Distância e Assistência Estudantil.

Anfitrião do último Fórum Mineiro, realizado em agosto de 2018 em Montes Claros, o IFNMG repassou a experiência da organização e dos desafios para a realização do evento. “Amadurecemos ao longo dos anos e inclusive já conseguimos efetivar parcerias e ações conjuntas em diversas frentes em Minas Gerais. Ampliar essa experiência para todo o Sudeste será ainda mais proveitoso”, destacou o reitor do IFNMG, José Ricardo.

Encontro com Secretário

reuniao secretario2

Os reitores aproveitaram a presença do secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Alexandro Ferreira de Souza, para uma reunião no dia 08/02, em que apresentaram a nova proposta do Fórum e também as demandas prioritárias da Rede. O secretário se comprometeu a trabalhar para criar ou reativar projetos e ações que fortaleçam o propósito transformador da educação ofertada pelas instituições da Rede.

Com informações do IFES