Portal IFNMG - Enfim, 10 anos de IFNMG! Solenidade comemorou uma década de oferta de educação profissional no Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Enfim, 10 anos de IFNMG! Solenidade comemorou uma década de oferta de educação profissional no Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 22h26 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 08h29
A solenidade, realizada no Campus Montes Claros, reuniu estudantes, servidores, representantes de instituições, prefeitos e deputados. Uma noite de muitas homenagens relembrou o processo de desenvolvimento do IFNMG ao longo desses 10 anos
imagem sem descrição.

“Parece que foi ontem...”. Na noite do dia 13 de dezembro de 2018, esse deve ter sido o pensamento de muitas pessoas que viram o IFNMG nascer. Com certeza, muitos se lembraram dos tempos do Cefet Januária, que tem 58 anos, e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, com 65 anos. Quando, em 2008, a lei nº 11.892 determinou a criação dos Institutos Federais, o nome dessas instituições mudou. Mas o princípio de ofertar educação pública e de qualidade continuou o mesmo, só que melhor, pois a partir daquele ano mais pessoas poderiam ter suas vidas transformadas por meio da educação. Foi exatamente isso que aconteceu.

Hoje, com 11 campi, mais de 100 polos de educação a distância e com cerca de 17 mil alunos, o IFNMG tem o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e social das regiões do Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Como sempre diz o reitor José Ricardo Martins da Silva, “o IFNMG leva educação para a metade norte de Minas Gerais”, que ele carinhosamente nomeia de “Gerais das Minas”.

E na noite do dia 13, uma quinta-feira, no IFNMG-Campus Montes Claros, ele voltou a repetir essas palavras. Porém, a fala veio carregada de uma emoção diferente. Um filme passou pela sua cabeça. Quantos desafios… Mas era chegada à hora de comemorar.

10

O reitor José Ricardo Martins da Silva fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para solidificar o IFNMG na metade Norte de Minas Gerais

“Eu quero agradecer a todos que têm realmente nos ajudado a fazer nesses dez anos essa transformação muito importante nesses Vales das Gerais das Minas. Dez anos maravilhosos, dez anos de sucesso. Devem ter passado aproximadamente uns 80 ou 100 mil alunos nessa instituição. Em dez anos, nós nos aproximamos de mais de 168 municípios da nossa área de abrangência, 10 anos nos quais nós implantamos quase 70 cursos superiores, cerca de 50 cursos técnicos, concomitantes, subsequentes e integrados ao ensino médio. São realmente dez anos de muito sucesso graças ao trabalho de todos nós. E eu fico muito feliz por estar à frente dessa instituição nessa comemoração de 10 anos”, afirmou o reitor do IFNMG.

Diante de tantos números positivos e do importante compromisso do Instituto, a comemoração foi em grande estilo. E não poderia ser diferente. Foram seis meses intensos de dedicação para preparar toda a solenidade. Convidados, homenageados, decoração, confecção das medalhas e dos troféus, tudo foi pensado e executado com muito carinho por uma comissão formada para cumprir essa responsabilidade. E que responsabilidade!

Foram muitas emoções

Teve gente que reclamou da demora. Realmente, uma noite foi pequena para relembrar as histórias. Tanta gente quis demonstrar seu carinho pelo IFNMG que o atraso, com certeza, foi perdoado. Diversos alunos e servidores contaram a história e as ações do Instituto por meio de peças teatrais, vídeos e declamação de poemas.

A Câmara Municipal de Montes Claros também fez questão de expressar o respeito e o reconhecimento que tem pelo IFNMG ao deslocar-se para a solenidade com uma reunião especial. O autor dessa proposta foi o vereador Soter Magno, que entregou ao reitor José Ricardo Martins da Silva uma placa de homenagem pelos serviços prestados pelo Instituto.

Placa

A placa apresenta os seguintes dizeres: “O Parlamento Montesclarense entrega justa homenagem ao Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG que ao completar 10 anos de existência proporciona educação pública de qualidade, ao desenvolver o ensino científico e tecnológico, estimulando a pesquisa aplicada, o cooperativismo e o desenvolvimento de Montes Claros e Norte de Minas."

“Nada mais justo que reconhecer o trabalho prestado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais não só em Montes Claros, mas em todo o Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Por isso, a Câmara Municipal de Montes Claros, por meio de um projeto de lei, resolveu homenagear o Instituto e trazer a Câmara para se reunir aqui hoje. Tanto a Câmara quanto o povo de Montes Claros sentem-se na obrigação de homenagear o Instituto pelos relevantes serviços prestados”, disse o vereador.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que agradeceu a homenagem recebida pelo Instituto, destacou que é a sociedade que tem que homenagear e ser grata pela contribuição do IFNMG para toda a região. “É uma instituição de grande importância, porque nesses dez anos já formou milhares de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento na área da educação, na área econômica e para o desenvolvimento regional. O Instituto veio acrescentar uma série de valores para Montes Claros e para a região. E ao comemorar dez anos, todos nós, prefeitos ou não, temos o dever de homenagear uma instituição como essa”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Uma noite de muitas homenagens

No total, o IFNMG prestou 88 homenagens. A Medalha de Mérito Educacional foi concedida a ex-reitor, ex-pró-reitores e ex-diretores que fizeram parte dos 10 anos do Instituto. O troféu, com o formato do mapa de Minas Gerais e com a demarcação da área de abrangência do IFNMG, foi entregue a pessoas e a instituições que contribuíram com a implantação e consolidação do Instituto nas cidades onde há unidades do IFNMG. 

Entre todas as homenagens, uma foi mais que especial. Quando o casal mestre de cerimônia convidou a senhora Terezinha Miranda, os aplausos soaram num ritmo de agradecimento. E quem era da região do Vale do Jequitinhonha e estava na solenidade fez questão de aplaudir com mais força ainda. É que Terezinha foi homenageada por ter doado o terreno onde hoje é o Campus Araçuaí.

Questionada sobre como ela se sente por ter doado o terreno e fazer parte da história do IFNMG, ela respondeu com as mãos trêmulas, mas com a voz firme e segura de que valeu a pena: “Me sinto muito feliz por ter contribuído em prol de todo o Vale do Jequitinhonha”.

E para provar que o terreno frutificou, um aluno do IFNMG-Campus Araçuaí, do curso de pós-graduação a distância em Gestão Municipal, não perdeu a oportunidade de agradecê-la pessoalmente. Com uma blusa em que estava escrito “Eu amo o Vale do Jequi”, Danilo Marinho Lamego Borges saiu do lugar que estava sentado durante a solenidade e foi ao seu encontro. Pediu para tirar uma foto com ela e, provavelmente, lhe disse palavras que homenagem nenhuma é capaz de superar. Ele mesmo explicou o porquê da sua atitude: “Dona Terezinha é um marco no nosso município. Esse papel dela de doar o terreno que era propriedade da família dela foi uma revolução na educação do nosso município. Hoje tem um Campus do Instituto Federal em Araçuaí, também, graças a ela”.

4

Dona Terezinha Miranda foi uma das homenageadas por ter doado o terreno onde hoje está instalado o Campus Araçuaí; um estudante do IFNMG, Danilo Marinho Lamego Borges, saiu do seu lugar para cumprimentá-la e agradecê-la. Segunda ele, dona Terezinha ajudou a transformar a educação do Vale do Jequitinhonha com a doação do terreno

Convidados dessa festa

Servidores, estudantes, autoridades, representantes de diversas instituições, prefeitos e deputados fizeram questão de marcar presença na solenidade. Compareceram o prefeito de Arinos, Carlos Alberto, o prefeito de Almenara, Ademir Gobira, o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, e o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, alem do já citado prefeito de Montes Claros, Humberto Souto. A deputada estadual eleita Leninha e o deputado federal eleito Marcelo de Freitas também prestigiaram a solenidade.

O deputado federal, em mandato, presente foi Reginaldo Lopes, que além de agradecer pelo convite reafirmou o seu compromisso com os Institutos Federais ao dizer que é preciso batalhar pela permanência dos jovens nas instituições de ensino, sobretudo dos jovens mais carentes.

“Não aproveitar o desenho, o arranjo, a localidade, a presença dos Institutos para potencializar o sonho dos jovens é um grande equívoco. Eu quero dizer para vocês que independente da conjuntura política, eu quero reafirmar o compromisso de continuar defendendo essa instituição que está completando dez anos”, destacou o deputado.

A jovem Ana Luiza Aguilar Figueiredo, de 16 anos, é uma das que tem a oportunidade de vivenciar a força de um Instituto Federal. Ela está no 2º ano do curso técnico em Agroecologia, integrado ao ensino médio. Dois anos já são suficientes para ela reconhecer a importância do Instituto para a sua vida. “Estou tendo uma descoberta, uma experiência maravilhosa de conhecimento e de aprendizagem. O Instituto prepara a gente para o mundo. Com certeza mais pessoas tinham que ter acesso ao Instituto”. Ela tem razão, mais pessoas tinham que ter suas vidas transformadas pelo IFNMG. Então, que venham os próximos 10 anos!

6 copiar

Ana Luiza Aguilar Figueiredo é de Araçuaí e participou da solenidade apresentando uma peça teatral que contava a importância do IFNMG em sua cidade. Ela mesma reconhece o valor que o IFNMG tem em sua vida: "O Instituto prepara a gente para o mundo"

Veja mais momentos da solenidade:

8

Os campi apresentaram teatros, monólogos, poemas e danças para homenagear o IFNMG

 Capa

Os convidados assistiram atentos às apresentações e homenagens 

11

O IFNMG prestou 88 homenagens, entre elas para ex-pró-reitores, ex-diretores, servidores, estudantes, deputados, prefeitos e instituições 

2

A Medalha Mérito Educacional foi concedida pela primeira vez no IFNMG. Todos os nomes indicados para receber a medalha foram aprovados no Conselho Superior do IFNMG

3

Os troféus têm os seguintes dizeres: "“Agradecemos pelo apoio e dedicação prestados ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Sua contribuição foi fundamental para a criação e consolidação deste Instituto."

mais uma

Para organizar todo o evento, uma comissão ficou responsável por tudo. Durante seis meses, servidores trabalharam intensamente para promover uma solenidade que entrasse para a história do Instituto 

mestre

Os responsáveis pela condução do cerimonial são estudantes do IFNMG-Campus Montes

 

Mais fotos podem ser acessadas na página do IFNMG no Facebook: www.facebook.com/IFNMGoficial

Fim do conteúdo da página