Portal IFNMG - Cartão Pesquisador é entregue para professores durante Semana Integrada de Eventos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Cartão Pesquisador é entregue para professores durante Semana Integrada de Eventos

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 16h04 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h25
Os cartões serão utilizados para que os pesquisadores do IFNMG possam comprar os materiais necessários para o desenvolvimento de seus projetos
imagem sem descrição.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura Líllian Gonçalves de Melo, que é servidora do IFNMG-Campus Araçuaí, desenvolve um projeto intitulado “Povos Indígenas do Vale do Jequitinhonha”. Por meio dele, está sendo feito um resgate histórico e social dos povos indígenas da região do Vale do Jequitinhonha.

“Na nossa pesquisa, estamos fazendo um processo de restauração do acervo de Geralda Chaves, mais conhecida como Gera do Índios, ela é uma pesquisadora que mora em Araçuaí e que, há mais de 30 anos, pesquisa e convive com os povos indígenas da região. Ela tem um acervo riquíssimo desses mais de 30 anos de pesquisa. Nós estamos recuperando, higienizando, catalogando o material da Gera. A partir dessa catalogação, nós vamos montar um acervo virtual que será disponibilizado ao público”, explica a professora.

Para dar início ao projeto, a pesquisadora precisa de materiais como luvas, álcool, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), algodão, entre outros produtos. Para a aquisição desses materiais, o processo de licitação não é eficiente, como argumenta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta: “A lei de licitação é necessária, mas, infelizmente, ela não atende algumas questões específicas. E a pesquisa é uma questão específica”. Para o pró-reitor, a licitação, nesse caso, atrasa o andamento da pesquisa.

Para resolver esse impasse, o IFNMG implementou o Cartão BB Pesquisa, por meio do qual os pesquisadores podem adquirir, sem licitação, bens permanentes e de consumo para o desenvolvimento dos projetos. A entrega dos cartões foi feita durante a Semana Integrada de Eventos. Por meio de três editais, 14 pesquisadores de todos os campi receberam o cartão nessa quarta-feira, dia 28/11.

Lillian

Com o Cartão BB Pesquisa, a professores Líllian poderá iniciar o seu projeto, que consiste em um um resgate histórico e social dos povos indígenas da região do Vale do Jequitinhonha

A pesquisa em prol da sociedade

A cerimônia de entrega contou com a participação do reitor José Ricardo Martins da Silva, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Mendes Murta, do diretor-geral do Campus Diamantina, Júnio Jáber, e do diretor-geral do Campus Montes Claros, Renato Cota.

Todos destacaram o apoio dado pelo Campus Diamantina, que está comportando o cartão. O pró-reitor Rogério Murta explicou sobre isso: “Desde 2013 começou a batalha para conseguir esse cartão com a elaboração e a aprovação do regulamento. Em 2014, foi enviado ofício para o Ministério da Fazenda solicitando a abertura de conta específica para o cartão, mas não foi possível porque o Instituto já tinha uma modalidade de cartão de pagamento”, relatou o professor.

Com o apoio do Campus Diamantina, foi possível proceder a abertura da conta e emissão do cartão. “Nós temos 10 anos de Instituto e agora que estamos conseguindo isso. Desejo a todos sucesso nas pesquisas e que vocês coloquem os pés na sociedade, que tanto precisa dos resultados das nossas pesquisas”, disse o diretor-geral do Campus Diamantina.

O reitor José Ricardo Martins da Silva também fez questão de destacar a importância da pesquisa para a sociedade. Disse aos pesquisadores que o território que o IFNMG ocupa é imenso, por isso cada servidor precisa aprimorar o espírito de solidariedade e de instituição “para conseguirmos alcançar os nossos objetivos e, realmente, ofertar a nossa população aquilo que elas merecem, eu tenho certeza que tem que ser uma oferta de qualidade pelo tanto que nós valemos para a sociedade”, comentou o reitor, informando que o orçamento do IFNMG é de mais de 250 milhões de reais por ano.

Equipe da Propi

Servidores da  Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, setor responsável por planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar as atividades e políticas de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica, integradas ao ensino e à extensão, bem como por promover ações de intercâmbio com instituições públicas e privadas

Momento histórico

O diretor-geral Renato Cota, anfitrião da Semana Integrada de Eventos, resumiu a conquista como um momento histórico do IFNMG. “É um momento histórico para a nossa Instituição e muito significativo, porque a entrega desse cartão BB Pesquisador é um divisor de águas para a pesquisa na nossa instituição”.

Os pesquisadores presentes na cerimônia de entrega dos cartões participaram de um treinamento, para que possam, a partir de agora, começar a executar seus projetos. É exatamente isso que o professor Antônio Eustáquio Filho vai fazer. Ele, que é da área de Zootecnia do Campus Salinas, desenvolve dois projetos na área de nutrição animal: um é sobre o aproveitamento do farelo de palma forrageira; o outro sobre o aproveitamento da parte aérea da mandioca.

“O empecilho que nós temos tido é tempo, para escrever projeto, escrever artigo. Muitas vezes, concomitante a isso, nós temos que conduzir processos de compra. O Cartão Pesquisador vai maximizar o nosso tempo. A gente vai ganhar tempo. Esse é o nosso maior ganho”, ressaltou o pesquisador.

Esse empecilho agora não existe mais no IFNMG. O que existe é a possibilidade de potencializar a pesquisa, valorizando a ciência e o desenvolvimento tecnológico em todas as regiões de abrangência do Instituto.

Antônio Eustáquio

O servidor Antônio Eustáquio, do Campus Salinas, que desenvolve dois projetos na área de nutrição animal, comemora a aquição do cartão: "O Cartão Pesquisador vai maximizar o nosso tempo"

Rogério Murta copiar

O próprio pró-reitor Rogério Murta e o diretor-geral do Campus Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, que são professores e pesquisadores, receberam o Cartão Pesquisador 

Treinamento

No segundo dia da Semana Integrada de Eventos, dia 28/11, após a entrega dos cartões, os pesquisadores iniciaram um treinamento para saberem como utilizar o  recurso disponível no cartão e como procederem à prestação de contas

Fim do conteúdo da página