Portal IFNMG - França receberá dois acadêmicos do IFNMG por meio do Programa de Mobilidade Internacional; as inscrições estão abertas até 26/11 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 18h33 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 18h33

Por meio do Edital nº 397/2018, estão abertas as inscrições para o processo seletivo que vai selecionar dois acadêmicos do IFNMG para participar do Programa de Mobilidade Internacional. As vagas estão sendo oferecidas pelos liceus Douai e Saint Joseph, por meio do Ministério da Agricultura e da Alimentação da França, visando à execução do Convênio de Cooperação firmado entre a França e o IFNMG.

A França receberá os dois voluntários selecionados para participarem da missão do Serviço Cívico Francês, bem como para colaborarem na organização de um evento denominado Fórum Educação e Sociedade. O Edital nº 397/2018 esclarece que o Serviço Cívico não é nem um emprego, nem um estágio, mas, sim, uma espécie de trabalho voluntário remunerado que se constitui como um espaço de engajamento dos jovens. Os voluntários trabalham junto aos assalariados, estagiários e demais voluntários permanentes das estruturas que os acolhem.

Para os voluntários, o objetivo é de realizar uma missão que lhes permitam agir tanto como agentes de cidadania quanto no nível profissional, adquirindo competências e experiências A duração da missão do Serviço Cívico é de seis meses, entre os meses de janeiro e junho de 2019, com carga horária de 30 horas de trabalho por semana.

Apoio

Os estudantes selecionados para participarem do Programa de Mobilidade Internacional Brasil-França contarão, cada um, com um auxílio financeiro do IFNMG para custear o deslocamento aéreo (ida e volta) ao território francês em voo comercial, em classe econômica ou turística, além do seguro médico obrigatório. O valor a ser destinado ao estudante selecionado é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), sendo esse valor pago diretamente em uma única parcela em conta-corrente do próprio beneficiário.

Cada estudante também receberá com uma bolsa mensal de € 450 (quatrocentos e cinquenta euros), paga pelo governo francês, além de alojamento e alimentação em território francês.

Requisitos para participar da seleção

- Ser aluno de um dos cursos de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas, do IFNMG-Campus Januária, ou dos cursos de Engenharia de Alimentos e Ciências Biológicas, do IFNMG-Campus Salinas.

- Estar cursando, no ato da inscrição, no mínimo o 2º e no máximo o antepenúltimo período do curso de graduação.

- Ter entre 18 e 25 anos.

- Ter ciência que irá perder um semestre letivo, já que não é um programa que envolve disciplinas acadêmicas, implicando assim no adiamento da conclusão do curso.

- O estudante selecionado se responsabilizará por fazer um curso on-line de francês, para aqueles que não têm a proficiência.

Como se inscrever?

Os estudantes interessados em participar do Programa de Mobilidade Internacional Brasil-França deverão fazer as inscrições no período de 14/11/2018 a 26/11/2018, mediante entrega dos documentos solicitados no Edital nº 397/2018 no Setor de Protocolo do IFNMG-Campus Januária e IFNMG-Campus Salinas, conforme o horário de atendimento desses campi. Não serão aceitas inscrições incompletas e com falta de documentação.

Seleção

Antes de se inscrever, o candidato precisar estar atento ao perfil que cada Liceu desejam. A temática do trabalho voluntário no Liceu Douai é “Ecologia e Água” e no Liceu Saint Joseph, “Alimentação e Saúde”.

A seleção abrange as seguintes etapas: Análise da documentação e homologação das inscrições, avaliação do histórico escolar e do currículo Lattes do candidato, redação, pré-entrevista e entrevista final.

Clique aqui para acessar o Edital nº 397/2018