Portal IFNMG - Solenidade de comemoração dos 10 anos do IFNMG será na próxima quinta-feira, dia 13, e contará com diversas apresentações e homenagens Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 10h48 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 11h18
imagem sem descrição.

Para celebrar seus primeiros 10 anos de existência, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) promoverá no dia 13 de dezembro, às 19h no IFNMG – Campus Montes Claros, uma solenidade de comemoração que irá relembrar momentos marcantes, demonstrar ações e avanços conquistados e homenagear algumas das pessoas e instituições que contribuíram com a criação e consolidação do Instituto. Pela primeira vez será concedida a "Medalha de Mérito Educacional", prevista no Regimento Geral do IFNMG, em função de colaboração dada ou serviços prestados à Instituição.

O evento será iniciado às 19h com uma reunião especial da Câmara Municipal de Vereadores de Montes Claros, que se deslocará para o espaço da solenidade para prestar uma homenagem ao IFNMG. Posterirmente, estudantes e servidores de diferentes campi do IFNMG irão demonstrar a história e as ações do Instituto por meio de peças teatrais, vídeos e declamação de poemas. Em seguida, será montada a mesa de honra da solenidade e serão concedidas as Medalhas de Mérito Educacional e as homenagens especiais.

Estudantes, servidores, terceirizados, colaboradores, parceiros, pais de estudantes, representantes de instituições públicas e privadas e toda a comunidade estão convidados para festejar este momento marcante para a educação pública da metade Norte de Minas.

Após dez anos de existência, o IFNMG se tornou referência na oferta de educação profissional, científica e tecnológica, gratuita, no Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, interiorizando, integrando e verticalizando o ensino técnico, do nível básico ao superior.

Os IFs

O marco histórico é a Lei nº 11.892, que foi promulgada no dia 29 de dezembro de 2008, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tenológica e criando 38 Institutos Federais espalhados por todos os Estados do país. De lá pra cá, os Institutos e as demais instituições integrantes da Rede – Cefet-RJ, Cefet-MG, Colégio Pedro II e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – ampliaram-se consideravelmente em número de alunos, servidores, cursos e unidades. Atualmente, a Rede conta com 644 campi, com mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 70 mil servidores. O IFNMG foi criado a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF), instituições com mais de 50 anos de experiência na oferta da educação profissional.

Minas Gerais possui quatro Institutos e o Cefet-MG, mas cabe ao IFNMG a responsabilidade de cuidar de toda a metade norte do Estado, abrangendo todas as regiões Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com onze campi presenciais – Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni – e mais de 120 polos de educação a distância, além da Reitoria, que funciona em Montes Claros.

Confira abaixo o convite do Reitor do IFNMG para a solenidade:

convite solenidade 10 anos IFNMG