Portal IFNMG - Campus Salinas sediou X Encontro Mineiro de Física; algumas palestras estão disponíveis para assistir Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 19h51 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 19h52
imagem sem descrição.

No início de outubro, o IFNMG – Campus Salinas recebeu cerca de duzentos pesquisadores, professores e alunos de cursos de física de diversas instituições de Minas Gerais e do sul da Bahia para debates, apresentação de trabalhos, palestras, minicursos e outras atividades relacionadas às técnicas, experiências e projetos de ensino do curso de Física.

O X Encontro Mineiro de Física (EMIF) aconteceu simultaneamente com a V Semana da Licenciatura em Física do IFNMG (SELFIS) e teve por objetivo divulgar os resultados das pesquisas científicas produzidas ou em produção no Estado de Minas Gerais e contribuir para o surgimento de projetos baseados no intercâmbio de técnicas e experiências entre os pesquisadores das diversas instituições do Estado. O Encontro contou com apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da FAPEMIG, da CAPES e do CNPq.

A abertura oficial do evento e algumas das palestras podem ser assistidas neste link.

emif joseDurante a abertura, o coordenador do curso de Licenciatura em Física e coordenador-geral do X EMIG, professor José Antônio Duarte Santos, destacou o trabalho de vários anos que vem sendo desenvolvido pelos Institutos Federais no sentido de revolucionar o ensino da física e de outras licenciaturas no interior do Brasil, levando-as para lugares que não contavam com esta possibilidade. “Em 2008, antes da implantação dos Institutos Federais, Salinas só tinha um professor formado em física. Hoje, dez anos depois, só em Salinas temos 10 professores com mestrado em física”, disse Zé Antônio, que também ressaltou que 2018 é um momento oportuno para a área, já que a profissão de físico foi finalmente reconhecida.

Representando o reitor do IFNMG, o diretor de ensino do Instituto, professor Wallas Jardim, ressaltou a importância de ampliar e fortalecer a oferta das licenciaturas, em especial a de física. “Quase 70% dos profissionais que atuam como professor de física não são graduados na área. Felizmente o IFNMG ajudou a mudar esse cenário em Salinas, mas no Brasil ainda há uma demanda de mais de 1 milhão de professores de física”, destacou Wallas.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da UFMG, Marcos Assunção Pimenta, que falou dos materiais bidimensionais, suas propriedades e aplicações. Ao longo do evento foram realizadas mais cinco palestras, dez minicursos, dezoito comunicações orais e exibição de pôsteres sobre Ensino de Física; Física atômica e molecular; Física biológica; Física da matéria condensada e materiais; Física estatística e computacional; Física médica e Ótica e fotônica.

O Encontro Mineiro de Física acontece a cada dois anos em uma diferente instituição mineira. Em 2016 não foi realizado, mas agora o Norte de Minas puxou a responsabilidade e vai sediar o encontro duas vezes seguidas: este ano sediou em Salinas e 2020 será em Januária, que também conta com o curso de licenciatura em física.

Nesta décima edição, o evento contou também com a participação de professores e estudantes da educação básica de Salinas e região, bem como professores do IFNMG e estudantes dos demais cursos de Licenciatura.

Confira algumas fotos do evento:

emif8

emif9