Portal IFNMG - Plano Anual de Capacitação 2018 foi divulgado e o do próximo ano está em fase de elaboração Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Plano Anual de Capacitação 2018 foi divulgado e o do próximo ano está em fase de elaboração

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h52 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 20h39
imagem sem descrição.

O Plano Anual de Capacitação (PAC) é um instrumento do Programa Institucional de Desenvolvimento dos Servidores do IFNMG, composto por propostas de ações de capacitação, que visam nortear a formação e o desenvolvimento contínuo dos servidores da instituição. O documento relativo a este ano foi divulgado no Portal IFNMG e o do próximo ano já está em fase de elaboração.

A coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, Patrícia Cardoso e Lemos, explica que as ações de capacitação  desenvolvidas durante o ano de 2018 estão estabelecidas no plano, em consonância com os objetivos estratégicos e as metas institucionais do IFNMG, seguindo as diretrizes do Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal e o Decreto 5.825/2016, que estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativas em Educação. “A construção do Plano de Capacitação é fundamental quando o objetivo é a  busca pela excelência e melhoria na qualidade dos serviços ofertados à sociedade”, defende a coordenadora.

Patrícia ainda destaca que para a construção do PAC 2018, foi utilizada a seguinte metodologia: levantamento das necessidades individuais de capacitação, análise dos documentos institucionais, análise das necessidades de capacitação e sugestão de áreas prioritárias e finalmente a elaboração do catálogo de ações de capacitação a serem desenvolvidas em cada unidade do IFNMG. “Até o momento, das ações que estão previstas no PAC 2018 já executadas,   foram capacitados aproximadamente 380 servidores, sem contar as ações desenvolvidas nos campi”, informa a servidora.

PAC 2019

O IFNMG conta atualmente com aproximadamente 1300 servidores efetivos. Para que as ações de desenvolvimento de pessoas possam atingir mais servidores em 2019, mesmo diante dos períodos constantes de restrição orçamentária, as atividades para a construção do PAC 2019 já estão em andamento.

“Há uma comissão instituída pelo magnífico reitor para a elaboração, acompanhamento e execução do PAC 2019 no âmbito da Reitoria, e os diretores dos campi deverão fazer o mesmo em sua unidade. No âmbito da Reitoria, foi realizado um levantamento prévio pelos membros da comissão e os setores  representados por eles, com o intuito de identificar as necessidades de capacitação e participação em eventos no próximo ano”, esclarece Patrícia.

A partir disso e da aprovação da Lei Orçamentária para o ano de 2019, a comissão irá reunir-se para discutir, analisar e definir as áreas estratégicas do IFNMG para, então, confeccionar o catálogo de ações que deverão ser executadas no próximo ano. “Podemos adiantar que a intenção é  melhorar a cada ano, tornando possível o  desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores, através do incentivo e da execução das ações de capacitação”, destaca a coordenadora.

É válido, ainda, ressaltar que o PAC é um instrumento do Programa Institucional de Desenvolvimento dos Servidores do IFNMG (PIDS), que tem como principal objetivo estabelecer diretrizes para projetos e ações referentes ao desenvolvimento dos servidores. Quanto às ações que não forem executadas ainda neste ano, referentes ao PAC 2018, a comissão responsável irá analisar a pertinência e viabilidade de remanejá-las para o PAC 2019.

Clique aqui para acessar o Plano Anual de Capacitação 2018.

Fim do conteúdo da página