Portal IFNMG - Tudo pronto para o V Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 19h39 | Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 19h45

Estudantes, servidores do IFNMG e profissionais de diversas áreas e localidades participarão a partir desta terça-feira, dia 25, do V Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do IFNMG (SEPTI), que neste ano acontecerá no IFNMG-CampusTeófilo Otoni, que fica na rua Mocambi, nº 295, no bairro Viriato.

Durante três dias, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura de Teófilo Otoni, cidade do vale do Mucuri que, entre outras vias, se desenvolveu por meio da exploração de pedras preciosas, além de ser marcada pela imigração alemã na cidade. Além disso, os inscritos terão a oportunidade de discutir por meio de palestras, oficinas e mesas-redondas um tema importante da atualidade, que é “Os desafios da inclusão: aprendendo com as diferenças”.

A diretora da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários do IFNMG, Ana Alves Neta Barbosa, explica que o SEPTI é a oportunidade de proporcionar um momento de formação, integração, discussão e encaminhamentos entre gestores, servidores e demais profissionais para juntos propor ações para o aprimoramento do processo de inclusão dos discentes que apresentam algum tipo de necessidade específica nos campi do IFNMG. “Neste ano, o nosso objetivo é discutir e propor ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades, superdotação, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros, geraizeiros, GLBT, entre outros grupos minoritários”, afirma a diretora.

Programação interativa

Para debater sobre o tema central do evento, foram convidados o professor Dr. Dalmir Pacheco, que é coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e pós-doutora pela Scholar no Gifted Education Resource Institute (EUA) Eunice Maria Lima, que é mestre em psicologia. A palestra acontecerá na abertura oficial do evento, marcada para o dia 25/09, às 18h30.

Outra atração do evento é a Casa Sensorial, que consiste num ambiente que simula uma moradia comum com móveis (mesas, cadeiras, sofás, cama, fogão e geladeira), porém, totalmente no escuro. Essa casa recebe visitantes que, com os olhos vendados, são guiados por cegos, a fim de que essas pessoas vivenciem a privação do sentido da visão, reconhecendo que é possível ter uma vida normal nessas condições.

Ainda dá tempo de se inscrever, pois as inscrições poderão ser realizadas durante o credenciamento, no dia 25, das 17h às 19h, ou pelo site oficial no endereço:https://septi2018.ifnmg.edu.br. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Todos os participantes terão direito a certificado.

No caso de dúvidas e outras informações, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para se inscrever.

Programação do Evento