Portal IFNMG - Colegiado das Licenciaturas terá como objetivo debater sobre formação de professores e qualidade da educação básica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 15h31 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h03
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está instituindo o Colegiado das Licenciaturas do IFNMG. Será um órgão de discussão sobre as licenciaturas e terá como finalidade principal conduzir, no âmbito do IFNMG, um contínuo debate sobre a formação inicial e continuada de docentes para atuarem na Educação Básica.

O Colegiado é composto por representantes do corpo docente, discente e da Assessoria Pedagógica dos campi do IFNMG que ofertam cursos de licenciaturas, do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), bem como membros de Superintendências Regionais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação, da área de abrangência do IFNMG, que, unidos, contribuirão para o delineamento das ações concernentes à formação de professores.

Os membros reuniram-se em agosto, no intuito de dar prosseguimento às discussões e ações acerca de suas atribuições, que, dentre outras, será a sistematização do referido Colegiado das Licenciaturas, inclusive com a criação do Regulamento Interno e estruturação do Fórum Permanente das Licenciaturas do IFNMG.

Licenciatura em pauta

A coordenação do Colegiado das Licenciaturas é exercida pela pedagoga Eliane Cristina G. Melo Mineiro, que atualmente exerce a coordenação núcleo dos cursos das licenciaturas no Departamento de Ensino Superior, da Pró-reitoria de ensino do IFNMG.

A coordenadora destaca a importância da constituição deste órgão, o qual tem como escopo principal a reflexão, a discussão e a contribuição com a política de oferta de licenciaturas no IFNMG, tendo em vista à consolidação e qualificação desses cursos. Acrescenta, ainda, que este Colegiado atuará como um instrumento institucional e formal, que representa um importante passo rumo ao fortalecimento das licenciaturas do IFNMG.

Quanto ao Fórum Permanente das Licenciaturas, Eliane informa que a intenção é criar um ambiente de compartilhamento, discussão, assessoramento, difusão de conhecimentos e práticas pedagógicas exitosas que contribuam para a melhoria da formação de professores nos campi do IFNMG.

Encontram-se em fase de construção da Minuta do Regulamento Interno do Colegiado das Licenciaturas, a qual será submetida aos órgãos superiores do IFNMG para aprovação e posteriores encaminhamentos.