Portal IFNMG - Curso de Gestão do Orçamento Público reuniu servidores das esferas municipal, estadual e federal; 11 servidores do IFNMG participaram do curso Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 16h16 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 09h27
O curso de Gestão do Orçamento Público foi um dos mais indicados pelos servidores do IFNMG em levantamento feito pela Diretoria de Gestão de Pessoas no ano passado. O próximo curso pelo Programa Enap em REDE será aplicado no mês de setembro
imagem sem descrição.

O servidor público Alex Gonçalves Barbosa, ocupante do cargo de Analista do Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi o responsável por ministrar o curso Gestão do Orçamento Público para servidores das esferas municipal, estadual e federal. Realizado no IFNMG-Campus Montes Claros entre os dias 23 e 27 de abril, o curso é uma oferta do IFNMG em parceria com o Programa ENAP em REDE.

“O curso foi um dos mais indicados pelos servidores, quando realizamos o levantamento das necessidades de capacitação no ano passado. O curso foi oferecido para servidores da esfera municipal, estadual e federal que atuam em rotinas de administração orçamentária e financeira”, informou a servidora Patrícia Lemos Cardoso, que atua na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas do IFNMG.

Para a técnica em Contabilidade Mariele Soares Nunes, servidora no Instituto, o curso vai possibilitar que ela execute o seu trabalho compreendendo mais sobre o orçamento no IFNMG. “Antes, eu executava o orçamento na prática, sem saber o porquê de muitos números. Agora, já é possível identificar os números, saber o significado de cada programa e de cada ação que fazem parte das peças do orçamento. Com certeza o curso vai fazer muita diferença na execução”, afirma a servidora.

Objetivos do curso

A servidora Mariele está certa. O curso teve como objetivo fazer com que os participantes fossem capacitados para: identificar os marcos legais e teorias introdutórias referentes ao orçamento público, como o processo orçamentário federal, os princípios orçamentários e as técnicas orçamentárias; compreender o conceito e reconhecer as classificações de receitas públicas; delinear o processo de acompanhamento orçamentário e fiscal; destacar a utilização das classificações orçamentárias; diagnosticar a estrutura e o funcionamento do sistema de elaboração orçamentária, identificando os aspectos legais da elaboração da proposta orçamentária; localizar e reconhecer aspectos normativos relacionados às alterações orçamentárias; e destacar a metodologia para melhoria da qualidade do gasto público.

O contador e coordenador de Contabilidade do IFNMG/ Reitoria, Paulo Sérgio Brito Soares, reconhece que o tema orçamento é muito denso e de difícil assimilação, mas garante que o instrutor conseguiu com sua experiência e seu conhecimento tornar mais compreensível todo o conteúdo programático do curso. “Com a didática proposta, ficou bem mais fácil a aprendizagem, até para aquelas pessoas que tinham pouco ou nenhum contato com o tema”, diz o servidor.

Ele ainda garantiu que o curso certamente agregará em muito nos processos de análise dos aspectos orçamentários da instituição, de análise e interpretação do orçamento aprovado, acerca da classificação orçamentária da receita e da despesa, bem como a sua execução e acompanhamento durante o exercício financeiro. “Além disso, o curso contribuirá nos procedimentos de alterações orçamentárias, o que pode e o que não pode ser feito em tais aspectos, além de ter aprendido outros aspectos extremamente relevantes acerca do tema e, ainda, a efetuar consultas à execução e ao acompanhamento da execução orçamentária utilizando o Siop, por exemplo”, explicou o coordenador.

O próximo curso pelo Programa Enap em REDE será aplicado no mês de setembro. Trata-se de um curso sobre Gestão de Processos, com foco na inovação. A Diretoria de Gestão de Pessoas informa, ainda, que está prevista a contratação três cursos com turmas exclusivas para servidores do IFNMG para este ano, além das ações previstas no Plano Anual de Capacitação de 2018, que está em fase de finalização.