Portal IFNMG - IFNMG divulga editais com oferta de 625 vagas para cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG divulga editais com oferta de 625 vagas para cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 15h53 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 08h49

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou nesta quarta-feira (04/04) os editais do Processo Seletivo e do Vestibular para ingresso nos cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos do Instituto a partir do segundo semestre de 2018. No total, são 505 vagas para cursos técnicos nos campi Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e 120 vagas para cursos de graduação nos campi Arinos e Pirapora.

A única etapa de ambas as seleções são provas objetivas, que serão realizadas no dia 3 de junho para os cursos superiores e no dia 10 de junho para os cursos técnicos.

Clique aqui para acessar o Edital nº 105/2018 - Processo Seletivo (cursos técnicos)

Clique aqui para acessar o Edital nº 106/2018 - Vestibular (cursos superiores - graduação)

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no portal do IFNMG de 10 de abril a 10 de maio de 2018. A taxa de inscrição é de R$ 15 para o Processo Seletivo (cursos técnicos) e de R$ 35 para o Vestibular (cursos superiores), a serem pagos exclusivamente no Banco do Brasil a partir de uma GRU emitida no ato da inscrição.

O candidato que em função de sua condição socioeconômica não possa pagar a taxa de inscrição pode solicitar a isenção do pagamento até o dia 20 de abril, mediante a comprovação, através do CadÚnico, de que possui renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e de que, no caso do Vestibular, cursou o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

As inscrições serão confirmadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição ou deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição. A homologação das inscrições será publicada no portal eletrônico do IFNMG no dia 21 de maio.

Processo Seletivo

Para ingressar nos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e ser aprovado na prova objetiva que abrangerá conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em nível de Ensino Médio.

Esta prova será aplicada no dia 10 de junho de 2018, das 15h00 às 17h00, nas cidades de Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, em Japonvar, Manga, São Francisco, Francisco Sá, Grão Mogol e Espinosa.

Os cursos aos quais se refere este edital são ofertados nas seguintes modalidades:

- CONCOMITANTE: oferecida a quem esteja cursando a 2ª ou a 3ª série do Ensino Médio (em outra instituição) com matrículas distintas para cada curso.

- SUBSEQUENTE: oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

A duração dos cursos técnicos varia de 3 a 4 semestres, e as aulas são de segunda a sexta dentro do turno do curso (manhã ou noite).

Os cursos com oferta neste processo seletivo são:

- Campus Almenara: técnico em administração;

- Campus Avançado Janaúba: técnico em administração;

- Campus Januária: técnico em manutenção e suporte em informática;

- Campus Montes Claros: técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho e técnico em edificações;

- Campus Pirapora: técnico em administração, técnico em edificações e técnico em informática;

- Campus Avançado Porteirinha: técnico em eletroeletrônica e técnico em informática para internet.

Vestibular

Para ingresso nos cursos de graduação, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado nas provas objetivas que serão aplicadas em dois turnos no dia 3 de junho de 2018: de 08h00 às 12h00 as provas de Línguas, Literatura e Redação e das 14h00 às 17h00 as provas específicas dos cursos ofertados. As provas serão realizadas nas cidades Arinos e Pirapora e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, também em Buritis, Chapada Gaúcha e Riachinho. 

Cursos disponíveis neste vestibular:

- Campus Arinos: bacharelado em administração, tecnologia em produção de grãos e tecnologia em gestão ambiental;

- Campus Pirapora: bacharelado em administração, bacharelado em engenharia civil e bacharelado em sistemas de informação.

Vale destacar que apenas metade das vagas de cada um desses cursos estão sendo disponibilizadas neste vestibular próprio do IFNMG. A outra metade será disponibilizada via SiSU, com a nota das provas do Enem de 2017. Para o Campus Januária, o curso de licenciatura em física terá todas as suas 40 vagas ocupadas pelo SiSU.

Reserva de vagas

Em ambos os processos, metade das vagas são reservadas a candidatos vindos de escolas públicas. E dessas, parte é ainda reservada para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Todos os detalhes estão descritos nos editais.

Documentos para realização da prova

Para realizar a inscrição, é necessário inserir o número do CPF do candidato.

Para a realização das provas o candidato deverá levar um desses documentos: carteira de identidade, cédula de identidade fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por Lei, valham como documento de identidade; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Mais informações

Para facilitar o acesso dos candidatos aos editais e aos diversos documentos e informações, o IFNMG produziu um portal específico para o Processo Seletivo (http://www.ifnmg.edu.br/processoseletivo) e outro para o Vestibular (http://www.ifnmg.edu.br/vestibular). Dúvidas também podem ser enviadas para o email da Comissão Permanente de Concursos (COPEC) do IFNMG: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira no folder abaixo os detalhes dos cursos ofertados:

Folder Processo Seletivo 2018 final miolo web

Folder Vestibular 2018 miolo web

 

Fim do conteúdo da página