Portal IFNMG - Módulo Extensão do Sistema Informatizado de Administração Pública é lançado oficialmente no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 11h19 | Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 11h03
SUAP foi lançado em reunião do COEX, e contou com presença do Reitor do IFNMG, da Pró-Reitora de Extensão e dos coordenadores de extensão dos campi
imagem sem descrição.

Em reunião do Comitê de Extensão do IFNMG realizada nesta terça-feira (06/03) na Reitoria, foi lançado oficialmente o módulo Extensão do SUAP, Sistema Unificado de Administração Pública, que será utilizado para informatizar, unificar e gerenciar os trabalhos no âmbito da Extensão de todos campi do Instituto.

O sistema já está disponível e os coordenadores de Extensão dos campi foram treinados para utilizar e repassar o conhecimento aos demais servidores, que também receberão um tutorial para auxiliar no uso. O primeiro edital de projetos de extensão do ano, previsto para o dia 19 de março, já deverá ser lançado na plataforma.

Na prática, o sistema será utilizado para cadastro dos editais, projetos, bolsistas, relatórios e demais atividades extensionistas nos campi. O sistema é modular é também deverá ser implementado por outras áreas/setores do IFNMG em breve.

Presente ao lançamento, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, destacou o exemplo que este sistema representa para a instituição. “Temos que procurar o uso benéfico da tecnologia de informação para sistematizar nossa instituição. E isso só é possível se as pessoas abraçarem os projetos como vocês da Extensão e da T.I. abraçaram”, disse o reitor.

A Pró-Reitora de Extensão, professora Maria Araci Magalhães, ressaltou que o SUAP é a realização de um sonho. “É uma grande conquista, que irá facilitar em muito os nossos processos e trabalhos”, disse a pró-reitora, que agradeceu pelo empenho e boa vontade com que os servidores trabalharam para transformar o sonho em realidade.

Coordenadores e diretores de Extensão dos campi manifestaram a boa expectativa em relação ao SUAP, que deverá auxiliar significativamente no excesso de trabalhos do setor. “É uma caminhada de evolução. Nossos servidores também estão evoluindo e ferramentas como o SUAP vão estimular que os servidores sejam donos de seus próprios projetos e também passem a registrar e formalizar as atividades”, disse o diretor de Extensão do Campus Januária, professor Eduardo Nascimento.

O SUAP

O sistema, desenvolvido originalmente pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi viabilizado para o IFNMG pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação.

A implantação do SUAP foi possível graças a um termo de cooperação técnica entre os dois Institutos que foi viabilizado numa parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

A servidora da Pró-Reitoria de Extensão, Ângela Gama, que será a coordenadora sistêmica do SUAP, afirma que a plataforma é um divisor de águas para a Extensão. “Estamos passando da geração do papel para a geração tecnológica. Primeiro com o SEI, e agora com o SUAP e com outros sistemas que estão em funcionamento ou sendo preparados, o Instituto diminui os papéis e passa a arquivar tudo de forma digital, o que é mais rápido, seguro e sustentável”, diz a servidora.

Segundo o diretor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, Christopher Morandi Mota, esse sistema, assim como os demais, foi desenvolvido em virtude da demanda dos servidores e precisa ser utilizado e melhorado constantemente. “O interesse, o uso e o feedback de vocês é que vai garantir a funcionalidade e continuidade do SUAP”, disse o diretor.

DSC 0189b

DSC 0204b