Portal IFNMG - Campus Januária oferta curso gratuito de elaboração de planta topográfica planialtimétrica; inscrições até nesta quarta-feira, 31/01 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Januária oferta curso gratuito de elaboração de planta topográfica planialtimétrica; inscrições até nesta quarta-feira, 31/01

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 18h29 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 18h49

Será ofertado, novamente e gratuitamente, o curso de Elaboração de Planta Topográfica Planialtimétrica com uso do software Topocad2000, no Laboratório de Geoprocessamento  do IFNMG-Campus Januária. O curso começa na quinta-feira, dia 31/01. 

As inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira, dia 31/01, até às 17h,  na sede do Grupo de Estudos em Máquinas e Agricultura de  Precisão, no IFNMG-Campus Januária. O curso é destinado a diversos públicos como alunos, professores, produtores rurais, etc.. E é essencial que o indivíduo que se inscrever tenha noções básicas de trabalhar com AutoCad 2D. Os participantes receberão certificado. 

Curso de topografia

O curso

O Topocad2000 é uma ferramenta que transporta dados de pontos levantados em campo de uma “estação total” (equipamento de topografia ) para o software de desenho técnico AutoCad 2D no computador, facilitando assim, a elaboração de uma planta topográfica, e transporte de dados. O TopoCad2000 nos fornece também outras importantes utilidades como esboçar curvas de nível, inserir blocos para representar componentes da região, além de memoriais prontos de acordo com as normas técnicas, entre outras importantes funções. 

Segundo Jonas Caram, o ministrante do curso, “ quem fizer o curso deve revisar o básico de auto cad 2D ! fazer linhas, polilinhas, esboçar pontos , dar zoom , selecionar desenhos com o mouse (verde ou azul), comandos como APARAR, DESLOC, mover, copiar etc”.  Jonas também afirma que quem se inscrever ganhará tabelas auxiliares para facilitar na execução das atividades do próprio curso. 

O curso tem o objetivo de capacitar os alunos para elaborarem suas plantas topográficas, prontas para serem comercializadas no mercado.

Confira a programação:

Dia 31/01/2018

-  Introdução à topografia

- Apresentação do Topocad2000

- Revisão de comandos básicos do AutoCad

- Exercício avaliativo voltado para a topografia

Dia 01/02/2018

- Normas para elaborar uma planta topográfica

- Conhecer e explorar ferramentas do Topocad2000

- Desenvolver desenhos de planta topográfica em AutoCad e topocad2000 com pontos importados de estação total topográfica

Dia 02/02/2018

- Revisão dos conteúdos já abordados

- Configurar folha de impressão de planta planialtimétrica no AutoCad com auxílio do Topocad2000

- Preparar e configurar planta topográfica para impressão em papel

- Gerar planta topográfica planialtimétrica em arquivo portátil (PDF para impressão)  

Fonte: IFNMG-Campus Januária (Adaptado) 

Fim do conteúdo da página