Portal IFNMG - Automa IF motiva estudantes do Campus Januária a novas descobertas na área tecnológica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 11h00 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2017, 16h26

DSC 0157

Com o objetivo de mostrar, na prática, os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula e motivá-los a participar de competições interinstitucionais nas áreas de automação e robótica, o grupo de pesquisa E2C (Elétrica, Eletrônica e Computação) do Campus Januária, criado pelo professor Felipe Mota e alunos, promoveu nos dias 18 e 19 de dezembro de 2017 o AUTOMAIF.

O evento proporcionou ao aluno participante a oportunidade de aprender a organizar o raciocínio lógico, lidar com questões do trabalho em grupo e estar sempre voltado a resolver um problema atual. Eles se tornaram inventores, concebendo seus próprios projetos.

DSC 0002
Esse evento, em especial, mostrou como o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Januária, assim como toda área de informática, vem evoluindo em suas atividades, buscando inovar em sua metodologia de ensino em busca de novas ferramentas de ensino-aprendizagem.

A programação do AUTOMAIF iniciou com dois minicursos (Lógica Fuzzy e Algoritmos Genéticos), ministrados pelo professor Petrônio Cândido, nos dias 18 e 19 no auditório da biblioteca. Na oportunidade, foi proposto apresentar aos alunos, temas que estão em auge no estudo acadêmico e que são aplicáveis no mercado. Ao fim de cada de cada curso, os alunos tinham a oportunidade de acompanhar a aplicação dos conceitos em situações que envolviam automação e robótica.

IMG 4123
Durante o período vespertino do dia 19 ocorreu, no Hall de entrada do prédio do Ensino Superior, uma competição de desenvolvimento com projetos em Arduino entre os alunos do curso de TADS. Foram 13 equipes divididas em duas categorias, de acordo com as disciplinas que cursavam: Arquitetura e Organização de Computadores; Redes I. Durante a competição os alunos apresentavam suas criações e eram avaliados por uma banca julgadora composta por profissionais da área.

Para a professora Ivy Daniela, Diretora de Ensino, é possível sempre aprender em todas as atividades que nos envolvemos. Parabenizando o evento, o Diretor de Ensino Superior prof. Adriano diz que é com muito orgulho que este evento é recebido pela coordenação.

O evento foi considerado um sucesso e a equipe E2C já prepara novidades para o Campus Januária no ano de 2018. Quem quiser conhecer mais trabalhos do grupo, é só acessar: HTTP://www.facebook.com/e2cif

IMG 4348