Portal IFNMG - Primeiro Tech Day no IFNMG-Campus Avançado Porteirinha teve como foco discussões sobre energias renováveis e tecnologias da informação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Primeiro Tech Day no IFNMG-Campus Avançado Porteirinha teve como foco discussões sobre energias renováveis e tecnologias da informação

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 17h28 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 18h11
imagem sem descrição.

Um dia todo dedicado ao conhecimento. Assim foi o primeiro Tech Day, realizado no IFNMG-Campus Avançado Porteirinha no dia 24 de novembro. O evento, que integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, teve como propósito aproximar o Instituto da população de Porteirinha, promovendo a troca de saberes entre as comunidades científica, acadêmica, profissional e empresarial. 

Além disso, de acordo com a presidente da Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha, professora Patricia Teixeira Sampaio, o Tech Day também objetiva contribuir para a democratização dos conhecimentos tecnológicos que visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade, bem como estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas que atendam às demandas da comunidade.

"A nossa ideia foi promover a aproximação da ciência e da tecnologia com a população, mostrando o quanto já estamos inseridos no mundo tecnológico e como podemos utilizar a tecnologia para a melhoria de nossas vidas. Pensando de forma coletiva, compartilhando recursos, utilizando adequadamente a tecnologia e cuidando do meio ambiente, podemos fazer na nossa cidade, uma cidade inteligente do ponto de vista social e tecnológico", afirmou a professora. 

Foto 2 Tech Day

O evento também contribui para a formação técnico-acadêmica e cidadã do estudantes do IFNMG, uma vez que eles participaram ativamente na elaboração e mediação das atividades. "O que mais nos encantou foi a participação efetiva dos alunos, com o compartilhamento de perguntas, ideias, projetos e sonhos. Percebemos que as ideias inovadoras estão presentes, vivas! Basta uma provocação, um ambiente propício de reflexão e diálogo para que sejam despertadas", destacou a professora. 

Oficinas e rodas de conversa

O evento iniciou com uma oficina sobre o tema energias renováveis e casas inteligentes para alunos do ensino médio da cidade de Porteirinha. As oficinas tiveram como objetivo discutir os conceitos de uma cidade inteligente, através da montagem da maquete de um espaço inteligente de uma cidade: uma casa, um bairro, uma escola, uma praça, etc. Para a construção da maquete, os alunos utilizaram materiais recicláveis e aplicaram os conceitos de energias renováveis e tecnologias sociais, como: compartilhamento e reaproveitamento de recursos. As oficinas foram conduzidas pelos alunos do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha e contaram com a participação das escolas: Escola Estadual Miguel José da Cunha, Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, Escola Estadual Odilon Coelho e Escola Estadual Neco Lopes. 

Durante o dia, também foram realizadas palestras e rodas de conversa sobre temas tecnológicos de interesse da comunidade. A palestra de abertura abordou o tema Sistema de Energia Solar Fotovoltaica, com o palestrante Geovane Câmara da empresa Facilita Energia Solar, que teve como objetivo estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias e aplicações que utilizem como recursos, o sol e o vento, abundantes na região do Norte de Minas. A palestra apresentou as tecnologias envolvidas em sistemas de energia solar fotovoltaica e sua aplicabilidade.

Também ocorreram as rodas de conversa, presididas por especialistas, com os seguintes temas: Robótica, Fibra Ótica, Novas Tecnologias frente às Mudanças Climáticas, Inteligência Artificial e Drones. O trabalho de pesquisa denominado "Produção de tecnologia assistida em máquinas de impressão 3D", em desenvolvimento no IFNMG-Campus Avançado Porteirinha, também foi apresentado no evento.

Palestra de encerramento

Um dos grandes nomes do evento foi Susanna Marchionni, da empresa Planet Smart City, que palestrou sobre o tema Cidade Inteligente Social. Após um dia inteiro de conversas e apresentações sobre temas tecnológicos, a palestra da Susanna teve como objetivo apresentar o projeto da primeira cidade inteligente social do mundo: Smart City Laguna, uma cidade que utiliza conceitos tecnológicos com inclusão social. A apresentação mostrou que é possível integrar ideias inovadoras e produtos inteligentes a um custo acessível socialmente, sem, no entanto, deixar de ser atrativo economicamente para os investidores. A palestra foi fruto da parceria do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. 

O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre discentes e servidores do IFNMG de Porteirinha e e de Janaúba, além de docentes e discentes da UFVJM de Janaúba, alunos das escolas estaduais de Porteirinha, empresários e população em geral.

Fim do conteúdo da página