Portal IFNMG - Campeã estadual no xadrez, aluna do IFNMG disputa nesta semana os Jogos Escolares da Juventude em Brasília Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 09h19 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 09h33
Jennifer Barbosa com o professor de educação física do Campus Arinos, Romualdo dos Santos, o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva e a pró-reitora de extensão, Maria Araci Magalhães

Jennifer Barbosa, estudante do curso técnico integrado em informática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Arinos, tem apenas 16 anos mas já perdeu a conta de quantos títulos e viagens o xadrez já lhe proporcionou. E está de malas prontas para mais um desafio, e dessa vez será a maior competição esportiva escolar do país: os Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Brasília de 16 a 25 de novembro com a participação de quase 4 mil alunos-atletas de todo o país.

Para chegar à etapa nacional, a enxadrista do IFNMG ganhou a seletiva microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizada em Unaí em maio, ficou em terceiro lugar na etapa regional em Ituiutaba em julho e foi a grande campeã estadual em Uberaba em agosto. “Minha expectativa é ficar pelo menos em segundo lugar para garantir vaga na etapa panamericana dos jogos escolares”, ressalta Jennifer, que é também bicampeã dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG) – 2016 e 2017 – e ficou em terceiro lugar na etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais deste ano, além de ter conquistado outros títulos no Campus, na cidade e na região.

jennifer2Jennifer começou a jogar xadrez no ensino fundamental aos 12 anos. No IFNMG deu sequência à prática, e hoje ensina xadrez a outros estudantes do Campus, como bolsista de um projeto do professor de educação física Romualdo dos Santos. “Com o xadrez pude conhecer lugares e pessoas novas e ter experiências incríveis, além de me ajudar muito na escola, principalmente em matemática”, destaca a aluna.

“O nosso papel foi incentivar, motivar e proporcionar a ela a participação nas competições. Ela tem sido uma aluna aplicada não só como atleta mas também em suas obrigações escolares”, diz o professor Romualdo, que destaca a importância da prática do xadrez na educação: “o xadrez se relaciona com diversas áreas do saber, como a matemática, as artes, a história. Auxilia na concentração, nas tomadas de decisões, no raciocínio lógico, na disciplina. É de fundamental importância dentro do processo de ensino pedagógico”.

Os Jogos da Juventude

jogosjuventudeOrganizados desde 2005 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, os Jogos da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do país, com competições e vários eventos sócio-educativos e culturais. Na faixa etária de 15 a 17 anos, da qual Jennifer participará, são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

Somando-se às fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. Importantes nomes do esporte nacional, inclusive atletas participantes dos Jogos Olímpicos 2016, já disputaram os Jogos Escolares.