Portal IFNMG - Equipe que defendeu a criação de uma loja de sublimação personalizada foi a vencedora do Desafio Clube do Empreendedor Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Equipe que defendeu a criação de uma loja de sublimação personalizada foi a vencedora do Desafio Clube do Empreendedor

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 17h53 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 12h03
As irmãs e acadêmicas do curso de Administração, do IFNMG-Campus Arinos, propuseram a criação de uma loja de sublimação personalizada. Segundo as autoras do projeto, quando a população de Arinos precisa desse serviço, é necessário adquirir pela internet
imagem sem descrição.

Cássia Rodrigues de Oliveira, 25 anos, e Tamires Rodrigues de Oliveira, 21 anos, são irmãs, colegas de faculdade e sócias. É delas o projeto "Sublima Pop Personalizações", que venceu a primeira edição do Desafio Clube do Empreendedor, lançado em setembro deste ano pelo IFNMG. 

O projeto surgiu da carência de empresas que fazem esse serviço na cidade. "A ideia de trabalhar com personalização é um sonho de adolescência. Observando a demanda do mercado na região, realizou-se uma pesquisa na qual pôde-se concluir que há viabilidade. A personalização por meio de sublimação  proporciona  flexibilidade ao processo produtivo e, consequentemente, a satisfação do cliente", disse Tamires Rodrigues. 

Por meio da técnica de sublimação, as jovens poderão imprimir, em tempo hábil, o que o cliente deseja em camisetas, canecas, canetas, bonés etc. Segundo as irmãs, quando as pessoas precisam desse serviço em Arinos, recorrem à compra pela internet. O diferencial da empresa das acadêmicas do curso de Administração, conforme elas explicam, é o foco nos clientes. "Trabalharemos com o pré e pós-venda. Usaremos as mídias e redes sociais como forma não só de divulgar nosso serviço, mas também de ter uma comunicação mais íntima com os clientes", argumenta Cássia. 

Foto 1 Desafio Clube do Empreendedor

Cultura empreendedora

Elas apresentaram o projeto na Semana Integrada de Eventos, realizada em Arinos, de 7 a 11 de novembro. Durante o evento, foram apresentados os projetos dos vencedores do desafio em nove campi do IFNMG.   

Para a pró-reitora de Extensão do IFNMG, Maria Araci Magalhães, a primeira edição do Desafio Clube do Empreendedor foi um sucesso. "Eu acredito muito no empreendedorismo e no potencial dos jovens. Os estudantes do Instituto provaram isso por meio de ideias inovadoras que podem se tornar negócios brilhantes. Queremos disseminar o empreendedorismo no IFNMG", destaca. 

Foto 2 Desafio Clube do Empreendedor 2

O responsável pelo Núcleo Relações com o Mundo do Trabalho e da Educação Técnica e Tecnológica, o administrador e servidor do IFNMG/ Reitoria, Wadingthon Veloso Silva, foi um dos organizadores do Desafio. Ele ficou satisfeito com o resultado que todos os campi tiveram. "O Desafio teve uma boa recepção por parte dos alunos e mostrou que estamos vivenciando uma mudança de comportamento, em que o objetivo ao sair da faculdade não é só conseguir uma colocação no mercado de trabalho, mas, também, poder oferecer uma ideia, um produto, ou seja, ser dono do próprio negócio", analisa.

Cássia, Tamires e o professor Thiago Silva, que orientou as alunas,  receberam como prêmio medalha e auxílio-viagem para participarem de um evento de empreendedorismo ou inovação regional ou nacional. Eles ainda não decidiram de qual evento vão participar, mas estão à procura, pois reconhecem que conhecimento e empreendedorismo andam juntos. E juntas, as irmãs querem revolucionar o mercado de personalizados. "Nosso objetivo é tirar o projeto do papel", afirma Tamires. 

Fim do conteúdo da página