Portal IFNMG - De 7 a 11 de novembro, Campus Arinos recebe diversas atrações na Semana Integrada de Eventos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h47 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 10h52
imagem sem descrição.

De 7 a 11 de novembro, o Campus Arinos receberá alunos e servidores de outros campi e a comunidade da região para a terceira edição da Semana Integrada de Eventos do IFNMG, que contará, entre outras atrações, com palestras, lançamento da Revista “Contação”, feira da agricultura familiar, mostra de projetos de extensão, inauguração do prédio do Ensino Superior, apresentação do Portfólio de Oportunidades e a etapa final do Clube do Empreendedor, além de dois eventos internos do Campus: a Semana das Ciências Agrárias e o Simpósio de Administração.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

Para se inscrever no evento, clique aqui.

O evento, que já passou por Januária e Araçuaí, visa integrar estas diversas atividades em um mesmo local para promover troca de experiências, integrar diferentes áreas do conhecimento, demonstrar projetos para o público externo e incentivar a participação dos alunos, sobretudo em ações de extensão.

Para o coordenador de extensão do Campus Arinos, professor Josué Reis Batista, o evento é de grande importância para o intercâmbio cultural e social dos alunos e certamente contribuirá com um engajamento ainda maior dos estudantes na atuação cidadã da instituição. “As trocas de experiências proporcionarão aos nossos alunos, entre outros benefícios, um maior conhecimento de ações extensionistas, o que poderá proporcionar uma maior participação nos projetos futuros, com objetivo de aumentar a nossa contribuição com a região onde o Campus atua”, disse Josué.

Revista Contação

A aguardada terceira edição da Revista “Contação”, que traz relatos de 50 ações e projetos de extensão desenvolvidos nos campi do IFNMG, será lançada e distribuída na noite do dia 7 de novembro. Em 100 páginas, a revista traz os relatos divididos em três temáticas: projetos artísticos, culturais e esportivos; projetos sociais; e extensão tecnológica. Publicada anualmente desde 2015, a “Contação” é uma produção da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenação de Comunicação do IFNMG, em parceria com as Diretorias/Coordenadorias de Extensão de todos campi, com os professores coordenadores de projetos e com os alunos bolsistas. As duas primeiras edições podem ser acessadas neste link: http://www.ifnmg.edu.br/publicacoesproex

Festival Cultural

Alunos, servidores e grupos de diferentes campi apresentarão números de dança, música, teatro e poesia, além de projetos, oficinas e debates na primeira edição do Festival Cultural “Encantos dos Vales e Gerais”, que ocorrerá em três etapas: às 15h e às 20h do dia 7 de novembro e às 10h do dia 8. O Festival tem como objetivo potencializar a produção artística e cultural dos campi, integrando projetos interdisciplinares com objetivo de ampliar a participação ativa da comunidade acadêmica.

Clube do Empreendedor

Também estreia na Semana Integrada o Desafio Clube do Empreendedor, que irá selecionar e premiar a dupla de alunos do IFNMG que apresentar a melhor ideia empreendedora dentre as duplas campeãs de cada campi. As apresentações orais serão presenciais, com a participação da dupla, podendo utilizar recursos multimídia para apresentar as propostas dentro do tempo máximo de 10 minutos. As propostas devem se relacionar a ideias de negócios e ou de criação de valor, que explorem a relação do economicamente/comercialmente viável, criação de valor social ou melhoria de processo.

Portfólio de Oportunidades

Outra novidade da Pró-Reitoria de Extensão que será apresentada na Semana Integrada de Eventos é o “Portfólio de Oportunidades”, um projeto que visa descrever as situações-problema das comunidades onde os campi estão inseridos e propor soluções tecnológicas advindas das áreas de Extensão, Pesquisa e Ensino do IFNMG, por meio de programas, projetos ou atividades. O Portfólio será construído por meio de entrevistas, reuniões e grupos focais com as comunidades para obter o maior número de informações obtidas com os dados primários sobre as fortalezas e fragilidades das comunidades pesquisadas e diante delas construir um arquivo dinâmico dos servidores docentes e técnicos administrativos, estudantes e egressos que poderão solucionar algumas situações-problema do Portfólio.

Mostra de Projetos de Extensão

Alunos e servidores de diferentes campi participantes de projetos de extensão vão apresentar em exposições, banners e demonstrações as atividades, relatos e conclusões dos projetos. Para o coordenado de extensão Josué Batista, os alunos que participam da extensão crescem pessoal, profissional e academicamente e se motivam a fazer parte do processo de aprendizado de outras comunidades. “Percebe-se o brilho dos olhos dos extensionistas, a vontade deles de trabalhar, de ajudar outras pessoas e cooperar com outras instituições”, disse Josué.

E muito mais

A Semana Integrada contará ainda com duas palestras magnas, uma mesa redonda sobre o fazer da extensão, a inauguração do prédio do Ensino Superior do Campus Arinos, uma feira de produtos da agricultura familiar da região, estandes de parceiros do setor produtivo, além de dois eventos internos: a Semana das Ciências Agrárias e o Simpósio de Administração, ambas de 9 a 11 de novembro.