Portal IFNMG - Projeto Transportando Conhecimento incentiva população a aproveitar cada minuto para ler Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 16h23 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h24
imagem sem descrição.

Quando o assunto é leitura, todo mundo lembra dos estudantes e professores de português, literatura, artes e de áreas afins das Ciências Humanas. Estudantes do IFNMG-Campus Montes Claros provaram que essa visão é apenas mais um estereótipo. Bárbara Santos Freitas, Igor Alberte Rodrigues Eleutério, Mayara Assis Nascimento, acadêmicos do curso de Ciência da Computação, e Elisânia Gonçalves Pereira, que cursa Engenharia Química, coordenados pela professora da área de Matemática Neila Marcelle Gualberto Leite, são os desenvolvedores do projeto de Extensão Transportando Conhecimento. Os professores Lúcio Dutra e Caribe Zampirolli, do curso de Ciência da Computação, do IFNMG-Campus Montes Claros, também colaboraram com o projeto.

O projeto surgiu baseado no projeto desenvolvido pela UFMG chamado Leitura para Todos e Ciência para Todos. Textos científicos e literários são colocados em ônibus do transporte urbano municipal com o objetivo de dar acesso ao conhecimento científico e incentivar o hábito pela leitura na população durante a viagem no transporte coletivo municipal. A ideia é oportunizar um momento de leitura à população que usa o transporte público em Montes Claros. Para isso, o estudante Igor Alberte explica que foram afixados em ônibus de quatro linhas na cidade textos científicos e literários. "Primeiramente, estabelecemos algumas parcerias para conseguirmos os textos. Conseguimos os textos científicos com o projeto Ciência no Ar e os textos literários do projeto Teia de Textos, ambos da UFMG. Esses textos também circularam no projeto na cidade de Belo Horizonte. Além disso, conseguimos poemas de escritores da nossa própria região, para aproximar o projeto à nossa realidade. Também conseguimos três desenhistas que, gentilmente, colaboraram ilustrando alguns dos poemas escolhidos. Depois disso, imprimimos as fichas, que possuem textos científicos de um lado e poemas de outro. Por fim, tivemos de afixar as lâminas nos ônibus e, para isso, fomos à garagem de madrugada", conta o acadêmico.

Repercussão

Até o fim do ano, quem pegar um dos ônibus das linhas 2601, 2603, 8201 e 3301 poderá relaxar lendo poemas e outros textos. A assistente social Silvana Patrícia Correia já vivenciou essa experiência. "Adorei a iniciativa, porque você entra no ônibus, senta e vê uma folha balançando. A curiosidade faz a gente pegar para ver o que é. Quando você você vai ver, são textos e poemas que nos provocam uma distração, uma leveza até chegarmos ao destino. Só achei ruim porque não deu tempo de eu ler mais", diz Silvana, que conheceu o projeto durante o percurso da sua casa ao trabalho.

Bárbara Santos, que também faz parte do projeto, fala que gostaria de ter mais tempo para ler, inclusive, outros livros que não são exigidos pela faculdade. Ler no ônibus acaba sendo uma alternativa. "Nossa! Amo literatura. Ela nos permite ampliar nosso horizonte, nossas ideias, conhecer novas coisas, 'viajar sem sair do lugar', deixa a vida mais agradável. Gosto muito de ler, mesmo que a faculdade aperte e fique mais complicado sobrar um tempo para me dedicar mais aos livros, sempre estou com um livro para ler", destaca a estudante.

Democratizar e promover o acesso à leitura, segundo a coordenadora Neila, são as bases do projeto Transportando Conhecimento. Por isso, ela deseja que todas as pessoas de Montes Claros possam conhecer o projeto. "Por enquanto, atendemos apenas quatro linhas, mas pretendemos expandir no próximo ano. Todos nós estamos muito empolgados com o desenvolvimento do projeto e esperamos que a população seja beneficiada com isso", afirma.