Portal IFNMG - IFNMG comemora o seu segundo curso de mestrado Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG comemora o seu segundo curso de mestrado

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 12h07 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h33
imagem sem descrição.

Pouco depois de iniciar as aulas do seu primeiro mestrado, em Nutrição e Reprodução Animal, o IFNMG tem mais uma novidade de curso strictu sensu gratuito para a comunidade: nesta quarta-feira (20/09) saiu o credenciamento do IFNMG para ofertar o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).

O mestrado oferta vagas para servidores e para a comunidade em geral que tenham qualquer graduação de nível superior, selecionados por meio de um processo seletivo único para todas as 36 instituições associadas ao Programa, mas com vagas específicas para cada uma delas. No IFNMG, as aulas serão no Campus Montes Claros, com doze docentes de diferentes campi do Instituto. As disciplinas obrigatórias são as mesmas para todas as instituições associadas, mas eventuais disciplinas optativas e a gerência interna do curso são de responsabilidade de cada instituição associada ofertante.

Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta, que foi um dos idealizadores da ideia do ProfEPT quando esteve na Coordenação do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Rede, o credenciamento do Instituto representa o alcance do esforço da Pró-Reitoria para a verticalização do ensino no IFNMG e também um grande avanço para a instituição, pois a oferta de pós-graduação abre novas portas e possibilita avanços na pesquisa. “Assim como o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, este programa também já nasce forte pois é institucional, com envolvimento muito grande de dirigentes e servidores de todo o Instituto”, ressalta o Pró-Reitor.

Junto com o IFNMG, foram credenciadas mais 17 instituições no resultado do edital de credenciamento divulgado nesta quarta-feira (20/09). Somando-se com as 18 que já faziam parte da Rede do ProfEPT, são agora 36 instituições credenciadas.

Sobre o curso

Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área.

A primeira seleção do curso, quando o IFNMG ainda não era participante, foi realizada em janeiro de 2017 e a próxima está prevista para o início de 2018. Este é o primeiro Programa de mestrado em Educação Profissional na área de abrangência do IFNMG,

Cada instituição credenciada tem autonomia para decisão sobre número de vagas a serem abertas. Em 2017, o número de inscritos no processo seletivo em todas as instituições foi um recorde para mestrados no país: mais de 18 mil candidatos para as 401 vagas.

Para mais informações acesse o portal do ProfEPT: http://profept.ifes.edu.br/