Portal IFNMG - IFNMG é o 5º entre os 38 institutos federais e o 1º de Minas, segundo IGC Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 20h59 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2011, 18h29

Laboratório

Resultados da Agronomia e de outros quatro cursos do Campus Januária foram considerados no IGC 2010

O IFNMG é o 5º colocado entre os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o 1º de Minas Gerais, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade de instituições de educação superior, considerando os cursos de graduação e de pós-graduação.

 

A divulgação do IGC 2010 foi feita na última quinta-feira, 17 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação. Numa escala que varia de 1 a 5, o IFNMG obteve conceito 4. Na classificação geral, que considera 2.176 instituições de ensino – entre faculdades, centros universitários e universidades – públicas e privadas de todo o país, o IFNMG obteve a 107ª colocação.


O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.


O CPC é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o Enade, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam: as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.


Campus Januária

O IGC 2010 levou em conta os resultados de cada instituição no triênio 2008 a 2010. No caso do IFNMG, os cursos avaliados no período são todos do Campus Januária: licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2008; tecnologia em Gestão Comercial e bacharelado em Administração, em 2009; e bacharelado em Agronomia, em 2010.


Assessoria de Comunicação / IFNMG-Reitoria, com informações do site do Inep

Fim do conteúdo da página