Portal IFNMG - IFNMG vai ofertar cursos técnicos e superiores a distância Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2011, 19h08 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2011, 19h08

O IFNMG comemora duas boas notícias referentes à educação a distância. A primeira delas é a aprovação, pelo Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), da oferta de nove cursos técnicos pelo Instituto, com 2.640 vagas disponíveis já para o primeiro semestre de 2012. A outra novidade é que o nome do IFNMG está entre as instituições públicas de ensino superior que passam a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), segundo portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicada no dia 12 de setembro.

Os cursos técnicos a distância do Programa e-Tec Brasil serão ofertados pelo IFNMG em oito pólos de apoio presencial: nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas, e também na cidade de Porteirinha, onde já existe um polo e-Tec.

No primeiro semestre de 2012 serão implantados os cursos técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Automação Industrial, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática,  Meio Ambiente,  Secretariado, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos. A previsão é que o edital do processo seletivo seja publicado em novembro deste ano.

Confira aqui o quadro dos cursos a serem ofertados pelo IFNMG por polo presencial e respectivos números de vagas.

O e-Tec Brasil, instituído pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro de 2007, neste ano de 2011 foi incluído no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante, com vistas ao desenvolvimento da educação profissional técnica na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos no País.

Cursos superiores

Em relação ao Sistema UAB, ainda não há cursos e datas definidas para a oferta no IFNMG. Segundo a coordenadora de articulação acadêmica da Capes, Liliane Carneiro dos Santos Ferreira, está sendo providenciando um comunicado a ser passado às novas institutições de ensino superior integradas ao sistema com orientações de como serão os próximos passos para inclusão efetiva no sistema e início das atividades.

A UAB foi instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Além de formentar a educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.

Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG - Reitoria