Portal IFNMG - IFNMG publica edital para preencher mais de três mil vagas em cursos técnicos a distância gratuitos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 16h07 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2016, 17h20
As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 30 de novembro; a inscrição e os cursos são totalmente gratuitos
imagem sem descrição.

Estão abertas as inscrições para mais de três mil vagas em cursos técnicos a distância do IFNMG para alunos que estejam no primeiro ano do ensino médio neste ano de 2016 ou que já tenham concluído o ensino médio. O processo seletivo está sendo regido pelo Edital nº 446/2016 e acontecerá em apenas uma etapa, mediante avaliação curricular do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 30 de novembro, por meio do site ead.ifnmg.edu.br, nos cursos de Informática para Internet, Segurança do Trabalho, Agropecuária, Meio Ambiente ou Libras. As vagas serão oferecidas pelo IFNMG em mais de 40 polos. É preciso ficar atento aos cursos que cada polo oferta conforme o Anexo I do Edital nº 446/2016.

Os polos são: Almenara, Jequitinhonha, Santo Antônio do Jacinto, Araçuaí, Chapada do Norte, Itaobim, Arinos, Chapada Gaúcha, Riachinho, Uruana de Minas, Urucuia, Carbonita, Datas, Diamantina, Itamarandiba, Turmalina, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Verdelândia, Tejuco, São Francisco, Januária, Lontra, Pedras de Maria da Cruz, Brasília de Minas, Glaucilândia, Juramento, Mirabela, Pirapora, Lagoa dos Patos, Buritizeiro, Várzea da Palma, Montes Azul, Porteirinha, Mato Verde, Pai Pedro, Rio Pardo de Minas, Salinas, Taiobeiras, Itambacuri, Nanuque, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Buritis, Corinto, Joaquim Felício, Felixlândia, Buenópolis, Curvelo, Engenheiro Navarro e Montes Claros.

Inscrição: passo a passo

Na hora de se inscrever, o candidato precisa estar com o seu número do CPF e com as médias de Língua Portuguesa e Matemática referentes a cada ano do ensino médio no sistema de inscrição. Se as notas forem diferentes da documentação apresentada, o candidato será automaticamente eliminado do processo seletivo.

Deve-se proceder da seguinte maneira: acessar o portal eletrônico http://ead.ifnmg.edu.br até o dia 30 de novembro de 2016; clicar em “Processo Seletivo”, logo após em “ETEC 2016 - Seleção de Alunos”, “ETEC 2016 - Seleção de Alunos para Cursos Técnicos à Distância” e, em seguida, em “Fazer Inscrições”. Depois disso, o candidato deve preencher integralmente a ficha de inscrição e observar as instruções disponíveis no edital, bem como conferir todos os dados preenchidos na ficha de inscrição, pois não é possível alterar os dados cadastrais posteriormente.

Ao se inscrever no processo seletivo, o aluno deverá optar pelo polo e curso para o qual deseja concorrer de acordo com quadro de vagas no Anexo I do Edital nº 446/2016.

O IFNMG reservará 50% das vagas ofertadas para estudantes da Rede Pública de Ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão disponibilizados à livre concorrência.

Modalidade dos cursos

Os cursos serão ofertados na modalidade a distância, com momentos presenciais intensivos semanais obrigatórios para estudos e avaliações, podendo ser agendados outros momentos presenciais para atividades como: aulas práticas, dia de campo, seminários, etc., conforme a necessidade de cada curso. A duração do curso é de dois anos.

As vagas oferecidas serão ocupadas obedecendo-se à ordem rigorosa de classificação, observada a reserva de vagas, a partir da média aritmética das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, até que o número total de vagas seja completado.

O edital e demais documentos que forem publicados estarão disponíveis no portal eletrônico ead.ifnmg.edu.br para download. Informações sobre o processo seletivo também podem ser obtidas na Coordenação de Registros Escolares de cada Campus do IFNMG.

Acesse o edital e faça sua inscrição aqui.

Fique atento ao cronograma:

Cronograma Cursos Técnicos