Portal IFNMG - Campus Almenara prepara seleção de alunos para novo curso técnico em Agropecuária em regime de alternância Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 11h38 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 11h38

O IFNMG-Campus Almenara deve lançar nos próximos dias o edital do processo seletivo de alunos para seu mais novo curso: o técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio em regime de alternância. Criado para atender as comunidades rurais da região do Baixo Jequitinhonha, o curso será o primeiro em regime de alternância a ser ofertado pelo Instituto.

Mas o que significa regime de alternância? Significa que a metodologia do curso é diferente da aplicada nos cursos tradicionalmente ofertados pelo IFNMG. Os alunos alternarão períodos de duas semanas de aulas presenciais no Campus Almenara, com as disciplinas do ensino médio e as de formação profissional em Agropecuária, e duas semanas de aplicação do conhecimento em suas comunidades rurais de origem. Isso permitirá que eles continuem envolvidos com a atividade produtiva de suas famílias, sem necessidade de se ausentarem da propriedade por longos períodos.

O curso visa formar jovens para atuarem numa perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar local, que é muito expressiva na região, e na sustentabilidade ecológica, econômica e social das comunidades campesinas, seguindo os princípios e finalidades da Educação do Campo. Tudo isso com foco na formação cidadã. “É um projeto inovador no IFNMG que assume um compromisso com a população campesina, num projeto que reconhece o saber do campo e permite a permanência do aluno no curso e nas atividades da família”, avalia o diretor-geral do Campus Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima.

A aprovação do curso foi fruto das parcerias estabelecidas entre o IFNMG-Campus Almenara e entidades da sociedade civil que estabeleceram, em audiência pública, o compromisso com a elaboração e implementação do curso de Agropecuária integrado ao ensino médio em regime de alternância.

A primeira turma do curso terá início em 2017 e terá 35 vagas. O curso terá duração de três anos. Tão logo o edital para o processo seletivo seja publicado, será divulgado neste portal eletrônico.