Portal IFNMG - Nota oficial: Reitor reúne-se com estudantes da ocupação da Reitoria do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota oficial: Reitor reúne-se com estudantes da ocupação da Reitoria do IFNMG

Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2016, 09h45 | Última atualização em Segunda, 14 de Novembro de 2016, 09h45
imagem sem descrição.

Ao tomar conhecimento sobre o movimento de ocupação da Reitoria, promovido por estudantes de vários campi do IFNMG e ocorrida na manhã da última quinta-feira, 10/11, os gestores do Instituto iniciaram o diálogo com os discentes, na perspectiva de ouvir e discutir as pautas de reivindicação.

No dia 11/11, o Reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva, em reunião ocorrida no prédio da Reitoria da rua Coronel Luiz Pires, recebeu as pautas de reivindicação, ouviu as justificativas dos alunos quanto aos objetivos da mobilização realizada e apresentou as respostas da gestão. As demandas e as respostas foram descritas em documentos que foram assinados pelo Reitor, que podem ser acessados clicando aqui.

Seguem abaixo as três pautas prioritárias elencadas pelos alunos e as respostas do Reitor a cada uma delas:

01) Manifestação formal do Reitor posicionando-se contra as alterações promovidas pela MP 746/2016:
REIVINDICAÇÃO: Os estudantes alegaram que a manifestação do Reitor daria mais força ao movimento contrário à medida. Eles informaram, em documento entregue ao Reitor, que “fazem questão de que haja permanência dos conteúdos de Filosofia, Sociologia, Artes” e Educação Física”.

RESPOSTA: O prof. José Ricardo lembrou aos estudantes que o IFNMG tem divulgado em seu portal eletrônico diversas notas em que o Reitor, enquanto membro do CONIF, manifesta-se preocupado com a ausência de debate sobre as alterações no Ensino Médio, implementadas pela Medida Provisória nº 746/2016.

Além disso, em face das ocupações promovidas nos campi, foram divulgadas notas à imprensa e à comunidade acadêmica em que também se posiciona quanto à referida matéria.
Entretanto, o prof. José Ricardo lembrou que a Medida Provisória, apresentada pelo Ministério da Educação, ainda será votada pelo Congresso.

Assim, caberia aos cidadãos contrários à Medida dialogar com os parlamentares, a quem cabe a decisão sobre a validade da reforma do Ensino Médio.

E, ainda, comprometeu-se, com metodologia a ser definida, em criar condições para realização de um amplo debate com a presença de todos os atores envolvidos no processo educacional sobre as mudanças da MP, sobre o Ensino Médio Integrado no IFNMG e a necessidade de mudanças que continuem aprimorando essa modalidade de educação.

De forma mais imediata os estudantes propuseram encaminhar ao Conselho Superior do IFNMG uma proposta de resolução que garanta a permanência dos componentes curriculares: Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia que estão em discussão na MP, medida que o reitor aceitou prontamente, mesmo ponderando que ainda não sabemos o que será aprovado no Congresso Nacional já que a MP em questão teve 568 propostas de emendas.

02) Manifestação formal do Reitor posicionando-se contra o corte de ponto dos servidores em greve:
REIVINDICAÇÃO: Os estudantes informaram que, sem o apoio das manifestações paredistas dos servidores, não haveria condições para que os mesmos continuassem à frente do movimento em defesa da educação e contra as medidas governamentais que incidem sobre essa política pública.

RESPOSTA: O Reitor lembrou que a instituição sempre buscou dialogar com os movimentos de greve e comprometeu-se a manter o diálogo contínuo e aberto com as lideranças do movimento sindical e estudantil.

03) Ampliação da presença do Reitor nos campi do IFNMG:
REIVINDICAÇÃO: Os estudantes requereram, durante a reunião e no citado documento, que o Reitor ''visite os campi que estão sob sua responsabilidade, no mínimo semestralmente e sente-se com as entidades representantes dos estudantes, professores e técnicos administrativos, para ouviu suas demandas.”

RESPOSTA: O prof. José Ricardo lembrou que, até a presente data, foram realizadas cerca de 40 visitas oficiais em todas as unidades. Nessas oportunidades, tem buscado se reunir com os gestores, servidores, estudantes e membros da comunidade externa.
Entretanto, chamou a atenção dos estudantes para a necessidade de criação de estruturas adequadas de representação discente (DCE, diretórios acadêmicos e grêmios estudantis), para facilitar a interlocução entre os estudantes e a Instituição.

Por fim, o prof. José Ricardo, informou aos alunos de que criou recentemente uma nova diretoria dentro do organograma institucional, a Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, a fim de otimizar para a comunicação com os alunos e melhorar o acesso as demandas que eles elencarem como necessárias. Essa iniciativa contribuirá para fortalecer as instâncias de mobilização estudantil, que poderão aprimorar as visitas ao campus com o agendamento de reuniões entre o Reitor e equipe com os estudantes.