Portal IFNMG - Campus Araçuaí abre suas portas para mostrar seus cursos e projetos à comunidade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 14h39 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 14h42
imagem sem descrição.

Na programação desta sexta-feira (11/11) da II Semana Integrada de Eventos do IFNMG, alunos do Campus Araçuaí apresentaram a estudantes de escolas estaduais da região e outros visitantes os cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes ofertados pelo Campus. Além disso, as salas e laboratórios foram abertos e demonstrados e alguns extensionistas apresentaram os trabalhos que estão desenvolvendo junto à comunidade.

Nos stands montados no pátio externo do Campus, os alunos apresentaram como são os cursos que fazem e alguns dos procedimentos de destaque. O concomitante/subsequente em enfermagem e os técnicos integrados em informática, meio ambiente, agroecologia e agrimensura foram mostrados através de pôsteres, equipamentos, ações e exposição dos atuais estudantes.

Apesar de recém criado e ter apenas o primeiro ano, o curso técnico em agrimensura é um dos que chamam a atenção pelos instrumentos interessantes, como o teodolito utilizado para medições, e pelo envolvimento e compreensão dos estudantes. João Victor Faria, aluno do curso, destaca as possibilidades que abre para mercado de trabalho. “Muita gente pode não querer ou não poder fazer um vestibular, então é muito bom poder sair daqui com uma formação técnica, e ainda mais em uma área como agrimensura, que tem tanta demanda por aqui e que é necessária para qualquer tipo de medição e construção”, ressalta João Victor.

As alunas do curso técnico em enfermagem realizaram procedimentos de saúde como aferimento de pressão arterial e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes. Os estudantes do curso de agroecologia expuseram hortaliças, verduras, biofertilizantes e compostos orgânicos produzidos por ele.

Vários projetos de pesquisa e extensão também foram apresentados nos dois dias da Semana Integrada. As estudantes Rayane, Thaís e Darlane, do terceiro ano do curso técnico em meio ambiente, expuseram vários mineirais da litoteca itinerante que levam às escolas da cidade para divulgar a geodiversidade de Araçuaí e região. “A gente ensina mas também aprende muito sobre os minerais e sobre a natureza de nossa região, e aproveitamos para discutir questões ambientais como as degradações causadas pelas grandes mineradoras”, ressaltam as alunas.

Na noite desta sexta-feira (111/11), a Semana Integrada será encerrada com atrações musicais na praça principal de Araçuaí, estimulando mais uma vez o que foi a tônica do evento: o encontro do saber acadêmico com o saber popular e a integração indissociável entre o Instituto e a comunidade.

Para ver mais fotos desta sexta na Semana Integrada de Eventos, clique aqui.