Portal IFNMG - Campus Montes Claros é 1º lugar geral na cidade na média da redação do Enem 2015 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 08h26 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 08h56
imagem sem descrição.

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG-Campus Montes Claros alcançaram a façanha de ficar em primeiro lugar geral entre todas escolas da cidade, incluindo as privadas, na média da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. O resultado, de 746,53, é também o maior de todo o Norte de Minas, o terceiro entre todas as escolas públicas do Estado e colocou o Campus entre as 100 melhores escolas de Minas na redação.

Na avaliação da diretora de Ensino do Campus, Luciana Gusmão de Souza Narciso, o diferencial dos alunos do Campus Montes Claros deve-se ao foco do Instituto na formação cidadã e ao estímulo ao desenvolvimento do “pensamento crítico-reflexivo, despertando neles a compreensão de que podem interferir, participar e transformar a realidade em que vivem”. Fatores que, com certeza, fazem toda a diferença na hora de construir a redação. Segundo ela, várias disciplinas, inclusive as técnicas, contribuem para que “o estudante adquira uma visão mais ampla dos problemas e desafios presentes na sociedade”. Ela destaca, ainda, a disciplina de Língua Portuguesa que vem cumprindo bem seu papel na preparação dos alunos para a construção do texto argumentativo dissertativo.

Considerando a média geral do Enem 2015, incluindo as provas objetivas e a redação, o Campus Montes Claros ficou em segundo lugar na cidade, atrás apenas de uma escola particular. Apesar da satisfação com os resultados, a professora Luciana lembra que prepara os alunos para o Enem não é a única preocupação do Instituto ao ofertar cursos técnicos integrados ao ensino médio. “Nossa preocupação é a construção global entre o ensino médio e disciplinas técnicas que exigem uma carga horária muito alta”, explica. “Atribuímos [os bons resultados] a um processo pedagógico diferente em que o currículo integrado e com o tempo de estudo integral faz uma enorme diferença para a formação cidadã de nossos alunos. Nesse contexto ele é copartícipe e não um mero aprendiz”, afirma a diretora. Ele destaca, ainda, o tripé ensino, pesquisa e extensão, que norteia as atividades do IFNMG, e o papel problematizador e mediador dos professores como fatores decisivos para promover a formação cidadã dos alunos e uma visão ampla da realidade.

Todos os campi com bons resultados

Todos os campi do IFNMG que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e tiveram suas notas divulgadas - Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros e Salinas – alcançaram melhores médias do que todas as escolas públicas de suas cidades, tanto na prova objetiva quanto na redação. As médias também foram superiores à média geral do país, e alguns campi superaram inclusive todas escolas privadas das suas cidades.