Portal IFNMG - Semana Integrada no Campus Araçuaí começa com reflexão, cultura e presenças de dirigentes e da comunidade Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 15h23 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 16h16
Compuseram a mesa de honra da abertura o Reitor do IFNMG, José Ricardo os diretores-gerais dos 11 campi e demais pró-reitores e dirigentes do IFNMG, que realizam nesta quinta pela primeira vez em Araçuaí uma reunião ordinária do Colégio de Dirigentes
imagem sem descrição.

Começou nesta quinta-feira (10/11) e vai até amanhã (11/11) no Campus Araçuaí, a II Semana Integrada de Eventos do IFNMG, que congrega diversas atrações como palestras, apresentações culturais e oficinas, além da II Mostra de Extensão, III Mostrar, lançamento da segunda edição da Revista Contação e feira solidária com produtos típicos da região. Toda programação é aberta ao público.

Durante a solenidade de abertura da Semana Integrada, o Reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva ressaltou a importância desse momento e das ações do dia a dia do Instituto para reafirmar as responsabilidades da instituição perante as comunidades. “Continuamente temos que refletir sobre o papel de cada um de nós e verificar se estamos cumprindo o que a comunidade espera e precisa. Para cumprir nossa missão, precisamos fazer com que alunos, servidores, dirigentes e comunidade externa sejam todos parceiros e contribuam conjuntamente para fortalecimento do Instituto”, ressaltou o Reitor.

A Pró-Reitora de Extensão do IFNMG, professora Maria Araci Magalhães, destacou que a Extensão é uma bela e gratificante atividade na medida em que caminha de mãos dadas com a sociedade. “A extensão, por se tratar de um processo educativo, cultural e científico articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, permite viabilizar a relação transformadora entre o IFNMG e a sociedade”, disse a Pró-Reitora.

O anfitrião do evento, diretor-geral do IFNMG – Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda, agradeceu aos presentes e à comissão organizadora e ressaltou o orgulho que é para o Campus receber este evento. “Sediar essa Semana Integrada é algo que nos estimula a colocar o Campus Araçuaí no circuito dos grandes eventos do Instituto. Já fizemos outros e certamente vamos fazer mais”, disse o diretor.

Para que Extensão?

Na palestra magna de abertura, o diretor de Extensão do IFNMG, professor Kléber Carvalho, sensibilizou os alunos, professores e dirigentes para a importância de todos serem ativos na produção do conhecimento, não só decorando e repetindo como papagaios, mas construindo o próprio saber, questionando as fórmulas e aprendendo a aprender. “A extensão tem uma grande capacidade de fazer com que os alunos sejam autores de seus próprios conhecimentos e ainda deem retorno para a sociedade. Assim, desenvolvem competências, habilidades e atitudes para se transformarem e transformarem a realidade”, concluiu Kléber.

IF de muitas cores

Para finalizar a primeira manhã da Semana Integrada de Eventos, o público acompanhou as coloridas e diversificadas apresentações culturais dos alunos do Instituto.

O grupo “Vi, vivi e ouvi”, do Campus Araçuaí, apresentou um teatro musical sobre a relação do homem com as águas no Vale do Jequitinhonha. Do Campus Salinas veio o grupo “Cores da Vida”, que apresentou a já famosa peça “Enfim, Instituto Federal”, que através de poesia, dança e música homenageia cada um dos 11 campi do IFNMG. Para fechar com chave de ouro, o grupo Cantarte, formado por professor e alunos do Campus Almenara, tocou e cantou músicas da nossa cultura.

Confira mais fotos na página do IFNMG no Facebook