Portal IFNMG - Conheça os mais novos professores titulares do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conheça os mais novos professores titulares do IFNMG

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 09h50 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 09h53

Luiz Carlos Ferreira (foto ao lado), do Campus Januária, e Mírian Rejane Magalhães Mendes, do Campus Montes Claros, são os mais novos professores titulares do IFNMG. Para conseguirem a progressão ao estágio mais avançado da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, eles precisaram apresentar o memorial descritivo de sua trajetória profissional para análise das comissões designadas para essa finalidade, integradas por professor do IFNMG e de outras instituições de ensino.

“Este momento significa o auge da minha carreira, quando todo trabalho desenvolvido e toda dedicação ao serviço público são reconhecidos. Estou feliz por ter dado minha contribuição a instituições tão importantes para educação de nosso país, como o IFNMG e a UFMG”, avalia o professor Luiz Carlos. Graduado em Ciências, mestre em Microbiologia Agrícola e doutor em Ciência de Alimentos, ele começou a trabalhar no Instituto em 1993, quando ainda era Escola Agrotécnica Federal de Januária, como professor contratado. Em 1995 já era efetivo. De 2003 a 2012, foi professor da UFMG e, em 2012, retornou ao IFNMG. No Campus Januária, já foi coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e diretor do Departamento de Ensino Superior.

Bacharel em Farmácia e Bioquímica, Mírian Rejane conta que, desde que começou a trabalhar como professora substituta também na antiga Escola Agrotécnica Federal de Januária, no início da década de 1990, foi migrando aos poucos da área da saúde para a educação, até se encontrar de vez na docência e assumi-la como sua atividade principal. E não parou mais de investir na carreira: é licenciada em Química, mestre em Ensino de Ciências e doutora em Educação. Segundo ela, chegar ao momento da progressão e relembrar toda essa trajetória é muito emocionante: “A gente se realiza quando faz o que gosta”.

No IFNMG, como diretora de Ensino do Campus Montes Claros, de 2009 a 2015, Mírian participou da implantação dos primeiros cursos do campus. Depois voltou à sala de aula. Atualmente, ela é também editora-gerente da Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces, publicação multidisciplinar on-line do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) do IFNMG, que prepara sua primeira edição.

Comissões

Da comissão que avaliou o memorial descritivo de Luiz Carlos, participaram os professores Ana Alves Neta, do IFNMG; Cláudia de Jesus Maia, da Unimontes; e Cláudia Regina Vieira e Júnio Cota Silva, da UFMG. No caso de Mírian Rejane, a banca também contou com Cláudia Maia e Cláudia Vieira, além dos professores Charles Bernardo Buteri, do IFNMG, e Francinete Veloso Duarte, da UFMG.

A professora Mírian (ao centro) com a comissão que avaliou seu memorial descritivo

Fim do conteúdo da página