Portal IFNMG - Enem 2016: Provas serão neste final de semana; notas dão acesso ao IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Enem 2016: Provas serão neste final de semana; notas dão acesso ao IFNMG

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 17h08 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2016, 17h12

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 acontecerão no próximo final de semana, dias 5 e 6 de novembro, em todo o país. Com as notas do Exame, os estudantes poderão participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação, e tentar uma das vagas ofertadas para cursos superiores em instituições públicas brasileiras, entre elas, o IFNMG.

Alguns campi do IFNMG sediarão as provas do Enem neste final de semana. Nos Campi Januária e Pirapora, que também estavam previstos para sediar as provas, a aplicação foi suspensa em função da ocupação pelo movimento estudantil que se encontra mobilizado em protesto contra as medidas impostas pelo Projeto de Emenda à Constituição (PEC) nº 55 (teto de gastos públicos), Medida Provisória (MP) nº 746 (reforma do Ensino Médio) e Projeto de Lei (PLS) nº 193 (escola sem partido). Segundo divulgado oficialmente pelo MEC/Inep, os candidatos que fariam provas nesses e em outros locais ocupados por estudantes em todo o país farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2016.

Orientações

A aplicação das provas terá início às 13h30 (horário oficial de Brasília). Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h.

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto (confira aqui os documentos aceitos).

A apresentação do cartão de confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas o documento contém informações importantes, como número de inscrição, data, local e horário de realização das provas; opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação do pedido de certificação do ensino médio, se for o caso. O cartão de confirmação da inscrição estará disponível na Página do Participante e no Aplicativo do Enem.

Conteúdos

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. No sábado, 5 de novembro, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, dia 6, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Para esclarecer outras dúvidas, acesse a página do Enem 2016 ou ligue 0800-616161.