Portal IFNMG - Reaproveitamento de água para cultivo de leguminosas é destaque em Feira de Ciências Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2016, 10h02 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 10h16

Jeniffer e Deborah, à frente; Dayrianne e André

Desenvolver uma técnica sustentável para produção de leguminosas a partir do reaproveitamento de água do domicílio. Esse foi o principal objetivo do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do IFNMG-Campus Montes Claros que ficou em segundo lugar na V Feira de Ciências do Norte de Minas, na categoria Ensino Técnico. O evento foi realizado em Montes Claros pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, de 17 a 19 de outubro, com o tema “Ciência em prol das Leguminosas e do Bem-estar Animal”.

Os alunos são Jeniffer Keterly Gonçalves Santana, Deborah Katheriny Almeida Ribeiro e André Leal Seixas, do técnico integrado em Química, e Dayrianne Katherine Ruas Pereira, do técnico integrado em Informática. Eles desenvolveram um projeto de reutilização de água de chuveiros e pias residenciais para irrigação de horta caseira. O sistema pensado pelo grupo trata a água por meio da flotação e decantação das impurezas, através do sulfato de alumínio e de cloreto férrico concomitantemente. Após essas etapas, a água é bombeada para fazer a irrigação por gotejamento. O grupo contou com a orientação do técnico em Química Antônio Geraldo de Oliveira.

Segundo Antônio Geraldo, depois de tratada no sistema proposto pelos alunos, a água foi testada em laboratório. “A análise final da água tem descrição preconizadas pela Embrapa e Funasa, vislumbrando que o projeto pode ser uma alternativa para o tratamento de esgoto, bem como incentivar o cultivo de alimentos orgânicos”, explica. A aluna Jeniffer conta que a água tratada foi utilizada pelos estudantes para irrigar uma cultura de feijão, que se desenvolveu normalmente.

De acordo com Jeniffer, o projeto foi motivado pela percepção das necessidades de pequenos agricultores num cenário de escassez e economia de água, típico da região Norte de Minas. “Com o sistema implantado, temos uma ampla economia de água, o que pode garantir que pequenos agricultores, que tendem a diminuir a produção na época de seca, possam manter sua produção constante. Assim, teremos maior quantidade de alimentos orgânicos, tendo em vista que esses produtores, em sua maioria, não fazem uso de agrotóxicos”, aposta a estudante.

A colega Deborah lembra que a ideia de realizar a pesquisa surgiu a partir do interesse do grupo de estudantes de participar da Feira de Ciências da UFMG. E que, para chegar à conclusão de que o projeto era mesmo relevante, o grupo fez uma revisão bibliográfica inicial.

Cientistas do futuro

O envolvimento com a pesquisa não é novidade para as alunas Jeniffer e Deborah, bolsistas de Iniciação Científica Júnior no ICA/UFMG. E ambas concordam que esse envolvimento faz toda a diferença para a formação de alunos desde o ensino médio. Para Jeniffer, é uma oportunidade de ampliar o olhar, buscar a inovação constante e relacionar-se com pessoas com muito conhecimento, enfim, de amadurecimento do estudante. Deborah enxerga nesse envolvimento precoce com a pesquisa um investimento para a formação de futuros cientistas que possam contribuir para o desenvolvimento do país.