Portal IFNMG - Dia do Servidor na Reitoria tem saúde, nutrição e movimento Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Dia do Servidor na Reitoria tem saúde, nutrição e movimento

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2016, 17h54 | Última atualização em Sexta, 28 de Outubro de 2016, 18h14
imagem sem descrição.

Nenhuma preocupação com a qualificação técnica do servidor faz sentido se sua saúde e qualidade de vida não estão garantidos. Essas são condições essenciais para que eles estejam aptos para desenvolver com qualidade e presteza suas funções. Foi com esse foco que a Reitoria do IFNMG realizou o evento que antecipou para essa quinta-feira, dia 27, as comemorações do Dia do Servidor.

Mais do que uma simples palestra, a primeira pauta do dia foi um alerta sobre os fatores que predispõem ao câncer. Em tempos de “Outubro Rosa”, o enfoque não poderia deixar de ser o câncer de mama. A fala foi da médica oncologista Príscila Bernardina Miranda Soares, fundadora da Associação Presente, de assistência a pacientes com câncer, em Montes Claros.

Convicta de que a informação é capaz de salvar vidas, a médica deu uma verdadeira aula sobre a doença e apresentou dados alarmantes. Segundo ela, 25% dos casos de tumores malignos em mulheres são câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres em todo o planeta. A boa notícia é que a doença tem grandes chances de cura quando detectada em fase inicial. Para que ocorra o diagnóstico precoce, é necessário que as mulheres fiquem atentas ao aparecimento de alguns dos sinais da doença, sendo o mais comum o aparecimento de nódulos. A palpação das mamas feita pelo médico mastologista e a mamografia também são fundamentais nessa tarefa.

Sobre o câncer em geral, Príscila destacou os principais fatores de risco para a manifestação da doença. Segundo a oncologista, de 5% a 10% das causas estão ligadas à genética da pessoa. A maior parte das causas é externa, como a exposição excessiva ao sol, o cigarro e o consumo de álcool. Além de evitar essas ameaças, a prevenção passa por uma dieta rica em legumes, frutas, aves, peixes e produtos lácteos com baixo teor de gordura, atividade física regular e manutenção do peso ideal.

Nutrição e movimento

Os momentos seguintes do evento dos servidores vieram somar-se à fala da médica Príscila. A nutricionista Eliene Ferreira da Mota, do IFNMG-Campus Januária, falou sobre reeducação alimentar, além de dar orientações sobre higiene e sanitização dos alimentos e sobre como melhor aproveitar os nutrientes. “Alimentar não é matar a fome, é ingerir os nutrientes necessários para nosso organismo”, alertou a nutricionista.

O professor de Educação Física Romualdo Ferreira dos Santos veio do Campus Arinos para sacudir, literalmente, os servidores da Reitoria. Depois de falar sobre os problemas associados ao sedentarismo e da importância de incluir exercícios físicos orientados na rotina, Romualdo comandou dinâmicas que misturaram ginástica laboral, dança e muito descontração.

Ao final da manhã de comemorações, os gestores da Reitoria tiveram a oportunidade de saudar os servidores e atualizá-los a respeito de novidades em seus setores. Para encerrar, houve distribuição de brindes.

Mais fotos na página do IFNMG no Facebook.

Fim do conteúdo da página