Portal IFNMG - Alunos do IFNMG foram premiados no Startup Weekend Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos do IFNMG foram premiados no Startup Weekend Montes Claros

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2016, 16h17 | Última atualização em Sexta, 28 de Outubro de 2016, 17h09
Equipe que venceu em 1º lugar desenvolveu um aplicativo para reduzir as filas nos supermercados
imagem sem descrição.

Inovação, escalabilidade, potencial para atingir grandes mercados, sonho grande, enxutas e flexíveis são características fundamentais para que uma ideia torne-se uma startup. Quem participou da Startup Weekend Montes Claros 2016 teve um final de semana para aprender essas características e colocá-las em práticas. Entre os participantes, alunos do IFNMG marcaram presença. E mais: foram premiados nos três primeiros lugares com ideias que fazem jus ao título de startup.

O organizador do evento, Renan Teixeira, explicou que uma startup é uma empresa jovem, geralmente de tecnologia, que se propõe a resolver problemas de forma inovadora e com escalabilidade, ou seja, objetiva-se que a empresa cresça, de maneira acelerada, sem que seja necessária a mesma proporção de capital humano ou financeiro.

O evento, que foi realizado nas Faculdades Santo Agostinho nos dias 21, 22 e 23 de outubro, teve como proposta mostrar que uma pessoa "pode num final de semana tirar uma ideia do papel e sair de lá com uma empresa”, afirmou Renan.

De ideias a empresas

A acadêmica de Engenharia Química, Lívia Mayra Andrade, do IFNMG-Campus Montes Claros, participou do Startup Weekend Montes Claros. A equipe da qual fez parte provou a teoria de Renan. A ideia, que começou a ser gerada no primeiro dia do evento, quase se tornou empresa no último dia do Startup Weekend.

“A nossa proposta é reduzir significativamente as filas de supermercado através da implementação de um aplicativo de celular, a partir do qual as pessoas poderão efetuar o pagamento de suas próprias compras. Além de termos vencido por unanimidade de votos dos jurados, como prêmio do primeiro lugar, ganhamos praticamente 100% do que é necessário para abrir a empresa”, disse Lívia. O estudante Hyller Bandeira Dutra, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG-Campus Almenara, também fez parte dessa equipe.

O segundo lugar ficou com a equipe que propôs uma startup de indicação de amigos. Trata-se de uma plataforma, a qual, inclusive, já está em funcionamento, para dar e receber descontos. Funciona assim: o internauta visita o site http://indicame.co/, faz um cadastro, conhece os parceiros da plataforma e indica amigos para que eles ganhem dinheiro. Se os amigos indicados comprarem, quem indicou ganha descontos em compras naquele estabelecimento. Os estudantes Pedro Abreu, Victor Ladeia, Giovani Moutinho e Francisco Navarrete, do IFNMG-Campus Montes Claros, fizeram parte dessa equipe.

Para Victor Ladeia, participar do Startup Weekend Montes Claros 2016 foi um divisor de águas. “Foi uma experiência única, pois foi capaz de transformar a nossa visão e nos mostrar que montar um negócio não é uma tarefa tão difícil".

A ideia do terceiro lugar consiste em um aplicativo de gerenciado financeiro, a Evercash. Trata-se de um ideia que objetiva contribuir para que o usuário tenha um controle financeiro eficiente, uma vez que muitas pessoas fazem algum tipo de controle financeiro, mas não têm disciplina no lançamento das receitas e despesas.Os alunos Giovani Moutinho e Francisco Navarrete, que fizeram parte dessa equipe, são estudantes do IFNMG-Montes Claros.

Foto 2 StartupAlunos do IFNMG venceram em todas as colocações do Startup Weekend Montes Claros

Fórum Técnico Startups em Minas: A Construção de uma Nova Política Pública

Será realizado, na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, o último encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento já foi realizado em outras três cidades mineiras.As atividades serão no Auditório Mário Ribeiro da Silveira da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O credenciamento terá início às 8 horas. Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG até quarta-feira, dia 02.

O objetivo do fórum é colher sugestões da sociedade para a criação de uma política estadual de estímulo ao desenvolvimento das startups. Essas empresas podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços, sob condições de extrema incerteza mercadológica.Após discussões sobre a temática do fórum, os participantes se dividirão em grupos de trabalho. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: Conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos.

Além dessas atividades, também acontecerão durante o evento a discussão e a aprovação do documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, que será na ALMG entre 23 e 25 de novembro.