Portal IFNMG - Programa de Pós-Graduação em Educação da Uesb inaugura biblioteca setorial em parceria com o IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2016, 13h49 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 16h14

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) inaugurou, no campus de Vitória da Conquista, a primeira biblioteca setorial da Universidade. A biblioteca é fruto da parceria entre a Uesb e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que estabeleceram um convênio de formação acadêmica por meio do PPGed.

De acordo com a coordenação do Programa, a biblioteca representa um importante passo para a consolidação do PPGed, facilitando o acesso a títulos novos e clássicos, que irão proporcionar aos estudantes uma formação mais qualificada. "Nós precisávamos ter um acervo voltado para a área de Educação, mais especificamente para as linhas de pesquisa que temos no Programa. Com a biblioteca setorial, conseguimos isso. Aqui, já dispomos de 316 títulos, que somam 348 livros, e ainda estamos esperando a chegada de mais livros, que estarão disponíveis não apenas para os alunos do Mestrado como para toda comunidade acadêmica", conta a então coordenadora do Programa, professora Nilma Crusoé.

Além disso, a biblioteca representa um investimento na infraestrutura, que irá impactar na nota do Programa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podendo abrir possibilidades do PPGed ganhar um curso de doutorado. "A biblioteca consolida a estrutura do Programa não apenas internamente, mas significa um passo importante para a primeira avaliação do PPGed, cuja nota pode fazer com que o Programa consiga implantar um doutorado na Instituição futuramente", explica Daiane Brito, gerente de Pós-Graduação.

Parceria PPGed e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

O convênio firmado entre a Uesb e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais tem como objetivo a formação especializada de técnicos e professores do Instituto. Por meio da parceria, esses profissionais puderam realizar o curso de Mestrado em Educação. Segundo Luciene Veloso Brito, funcionária do Instituto e aluna do Programa, a parceria proporcionou um ganho muito grande para os envolvidos. “Nós não temos esse tipo de curso lá, então, esse convênio trouxe para a Uesb 21 profissionais da instituição, que puderam aprender mais, ampliar o conhecimento e levar o que aprendeu aqui para o ambiente de trabalho”, conta a estudante.

(Assessoria de Comunicação da Uesb| Adaptado)