Portal IFNMG - Ainda sobre o V SIC: Conheça o vencedor na área de Ciências Exatas Ir direto para menu de acessibilidade.

Ainda sobre o V SIC: Conheça o vencedor na área de Ciências Exatas

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 10h35 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 11h01
imagem sem descrição.

O acadêmico do segundo período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFNMG-Campus Januária Éwerton Cardoso Silva (foto) foi premiado com o 1º lugar no V Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, realizado em maio, na área de Ciências Exatas. Com o artigo, “Ferramenta de Monitoramento da Latência de equipamentos de Telecomunicação, IP via Web Browser”, ele apresenta o aplicativo/ferramenta IPMonitor.

Éwerton relata que a ferramenta, em sua primeira versão, é direcionada a provedores de internet de pequeno porte que necessitam de ferramentas de monitoramento de seus equipamentos de forma simples, fácil e objetiva. Pensando nisso, foi criada essa ferramenta que ajuda as empresas de telecomunicações a monitorar seus equipamentos, melhorando a qualidade e confiabilidade dos serviços.

A participação que valeu a Éwerton o prêmio de melhor trabalho em sua área foi também a primeira experiência do acadêmico com apresentação de trabalho em evento científico. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Joselice Lima (foto).

Além de atuar na iniciação científica, Éwerton é também é voluntário do Projeto Bate-papo Tecnológico - Campus Januária, cuja finalidade é discutir a atuação e inserção dos profissionais da área de Tecnologia da Informação, no mercado de trabalho, por meio de palestras e minicursos.

V SIC

O V SIC do IFNMG aconteceu de 10 a 13 de maio passado no Campus Montes Claros. O evento teve como objetivos divulgar os resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Instituto, mostrar a importância da iniciação científica e pesquisa na vida dos alunos-pesquisadores e promover a integração com pesquisadores de outras instituições e representantes de agências de fomento.

Entre os trabalhos apresentados no evento, foram premiados os três melhores em cada uma das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Sociais, Ciências Agrárias e Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFNMG-Campus Januária