Portal IFNMG - Fórum prova amadurecimento da educação a distância no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 12h01 | Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 12h03

Com reflexões inquietantes sobre o tema central, mais de 400 participantes e mostra de mais de 30 trabalhos, evento será marco da EAD no Instituto

Estudantes e profissionais ligados à educação a distância no IFNMG, de vários polos de apoio presencial, reuniram-se no último sábado, dia 6, em Montes Claros, para o I Fórum de EAD (Fead). O evento, cujo tema central foi a relação entre educação, tecnologia e mundo do trabalho, recebeu 439 inscrições de interessados em apresentar trabalhos, participar da palestra de abertura e das demais atividades previstas.

O momento não poderia ser mais propício, afinal, naquele final de semana, o IFNMG completava dois anos de sua incursão pela educação a distância, e, também, porque as primeiras turmas dos cursos técnicos estão prestes a se formar. Esse marco foi destacado pelo diretor de Educação a Distância, professor Antônio Carlos Soares Martins, na abertura do evento.

Segundo ele, há muito a se comemorar, pois a EAD teve êxito na missão de ajudar o Instituto no processo de interiorização da educação, permitindo acessar grande parte dos municípios de sua área de abrangência. “Hoje, estamos em 111 municípios”, frisou.

Emancipação

Após a solenidade de abertura, a primeira atividade foi a palestra da professora do Câmpus Montes Claros Maria Aparecida Colares Mendes, que falou sobre o tema central do evento.  Com muita irreverência e bom-humor, a professora procurou, durante todo o tempo, provocar a plateia para várias reflexões acerca de conceitos relacionados a educação, tecnologia e suas relações com o mundo do trabalho.

Noções como a educação que vai muito além da escola, a tecnologia que deve estar a serviço do humano (e não o inverso) e o entendimento de que o mundo do trabalho não pode se restringir a um mero mercado foram bastante reiteradas na fala da professora. Para ela, essas reflexões são necessárias para que, nas relações entre a educação, a tecnologia e o mundo do trabalho, a adestração e a mera reprodução deem lugar à emancipação do sujeito.

Ao longo de sua explanação, a professora Cida caminhou para apresentar o conceito de cidadania plena e emancipada, elaborado por ela mesma em sua tese de doutorado, e que perpassa todas as questões colocadas para discussão no Fórum. Segundo ela, para a conquista da cidadania plena e emancipada, o “sujeito individual precisa assumir a escolha do projeto de sociedade em que acredita e, assim, assumir coletivamente o compromisso com a construção dessa sociedade”.

Pôsteres

Depois do momento de reflexão, na palestra de abertura, as atividades do I Fead prosseguiram com a mostra e avaliação dos mais de 30 pôsters inscritos. Eram trabalhos de alunos e tutores dos cursos técnicos a distância em Meio Ambiente, Eletroeletrônica, Administração, Serviços Públicos, Logística, Segurança do Trabalho e Informática para a Internet.

Trabalhos como o de Emerson Vinicius Ferreira Maciel, aluno do curso técnico em Meio Ambiente do IFNMG-Polo Montes Claros e também da graduação em Geografia da Unimontes. Ele registrou os resultados da visita feita à estação climatológica situada no Câmpus Regional da UFMG na cidade. A visita foi uma atividade realizada na disciplina Climatologia, do curso técnico, ofertada pelo professor Sérgio Leandro Sousa Neves. Além da experiência in locu, complementaram o trabalho o levantamento bibliográfico sobre o tema e discussão em sala de aula.

Uma visita técnica também foi o ponto de partida para o trabalho apresentado por Mickael Jacson Batista e Felipe Soares de Souza.  Alunos do técnico em Administração do Polo Salinas, eles visitaram uma fábrica de cachaça artesanal do município e juntaram as observações feitas aos conteúdos do curso, principalmente das disciplinas de Logística e Marketing, e dados de revisão bibliográfica para montar o trabalho “Cachaça artesanal: da microrregião de Salinas ao mercado nacional”. Para tanto, foram orientados pelas tutoras Joselane Ramos Magalhães e Andreia Ramos.

Mais atividades

A programação do I Fead também contou com 15 minicursos, dois workshops e duas visitas técnicas, todas as atividades abarcando interesses variados, relacionados aos diversos cursos técnicos a distância do IFNMG.

À noite, o encerramento foi com a peça teatral “Deus é amor, mas também é humor”.

Confira mais fotos do evento na página do IFNMG no Facebook.