Portal IFNMG - Professor do IFNMG é um dos 35 selecionados para nova edição de capacitação na Finlândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 08h17 | Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2014, 08h17

O professor Vico Mendes Pereira Lima, do IFNMG-Câmpus Almenara, é um dos 35 docentes, representantes de 25 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que tiveram suas propostas aprovadas em chamada pública para capacitação em universidades de ciências aplicadas na Finlândia. A relação dos selecionados foi divulgada na última semana.

A iniciativa integra o programa Professores para o Futuro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Vico Lima será o segundo professor do IFNMG a participar do programa. Selecionado na primeira chamada, o professor Câmpus Arinos Hilton Galvão, atual assessor de Relações Internacionais do Instituto, está finalizando sua capacitação na Finlândia neste mês de dezembro.

Modelo

Os professores selecionados nesta nova chamada passarão por um período de cinco meses de capacitação profissional nas universidades finlandesas de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. Com duração máxima de 12 meses para execução, os projetos estão voltados para o desenvolvimento local em ações de pesquisa aplicada a partir do modelo finlandês de educação profissional. Após o período na Finlândia, os docentes retomarão o projeto no Brasil.

O financiamento das propostas selecionadas ocorrerá com a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior — uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. As propostas aprovadas receberão também recursos de 9,6 mil euros  para despesas com taxas escolares. Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida.

A relação dos professores selecionados está disponível na página do CNPq na internet.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec/MEC

Criado em 08/12/14